Rodrigo Forneck parabeniza conselheiros eleitos e endossa importância da relação entre o órgão e a Câmara

por victor.farias — publicado 08/10/2019 18h59, última modificação 08/10/2019 18h59

O líder do Executivo na Câmara de Vereadores, Rodrigo Forneck (PT), usou a tribuna para parabenizar os novos conselheiros eleitos e destacar, mais uma vez, a importância de o Legislativo manter uma diálogo permanente e próximo do Conselho Tutelar, em Rio Branco.

“A gente também estava com a ideia, já colocada pelos vereadores Artemio e Elzinha, de fazermos uma aproximação da Câmara de Vereadores com o Conselho Tutelar. Pois, esse órgão precisa de apoio e melhores condições de trabalho. Isso é importante pois resulta diretamente na garantia dos direitos e integridade das nossas crianças e adolescentes”, salientou Rodrigo.

Os conselheiros tutelares atendem queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos. Exercem as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos e aplicam as medidas protetivas pertinentes a cada denúncia.

Rodrigo endossou a responsabilidade dos conselheiros. “Não é um trabalho fácil, pois eles atuam quando o direito de uma criança ou de um adolescente já foi violado. Não é apenas preventivo”, observou o parlamentar.

Por orientação dos vereadores Artemio Costa (PSB), Elzinha Mendonça (PDT) e Rodrigo Forneck (PT), a Câmara de Rio Branco vai entregar moções de aplauso aos 15 conselheiros eleitos para o quadriênio 2020/2024. “A ideia é que além de homenageá-los, já possamos debater os novos desafios postos para os próximos anos”, destacou Forneck.