Rodrigo Forneck homenageia os organizadores e participantes do Festival Estudantil da Canção

por victor.farias — publicado 14/08/2019 16h57, última modificação 14/08/2019 16h57

Os vereadores de Rio Branco abriram a sessão desta quarta-feira, 14, homenageando com uma moção de aplauso os organizadores e participantes do Festival Estudantil da Canção (FEC). A solenidade, de autoria do presidente da Comissão de Cultura, Rodrigo Forneck (PT), contou com a presença da coordenadora Municipal de Juventude, Temyllis Silva.

“O Festival Estudantil da Canção é um dos destaques da política de juventude. Resgatado ainda na gestão do ex-prefeito, Marcus Alexandre, o FEC envolve centenas de jovens de todos os bairros e regiões de Rio Branco. É um momento de grande mobilização, em que conseguimos levar às comunidades algo para além do ensino formal, do esporte e de atividades que já existem. Parabéns a prefeita Socorro Neri por direcionar investimentos para uma área fundamental, que é a cultura”, salientou Forneck.

Neste ano, o FEC chega a sua 4° edição e já conta com 125 inscritos. A primeira etapa reuniu 33 candidatos das escolas Leôncio de Carvalho, Raimunda da Silva Pará, Lourival pinho, Colégio militar Dom Pedro II, Paulo Freire e Sebastião Pedrosa. Ao todo, serão realizadas seis etapas classificatórias.

Na tribuna, Temyllis destacou a relevância de proporcionar cultura e arte para a juventude. “Para muitos, cultura não é investimento. Para muitos, cultura, esporte, lazer, juventude ainda é gasto. E é por verem assim a nossa juventude é que estamos enfrentando um caos nas políticas de segurança pública. O FEC é uma alternativa para desenvolver a cultura de paz na nossa cidade”.

O FEC compõe o Calendário Cultural de Rio Branco e além de revelar novos talentos, estimula a produção de música acreana, premiando, inclusive, melhor música autoral e o melhor vídeo independente.

“A minha experiência com o Festival foi a melhor possível, subir ao palco do FEC é muito importante, tanto que esta é a terceira vez que participo. Esse evento fortalece a esperança de que podemos apostar nos nossos sonhos e viver da nossa arte”, endossou a jovem cantora, Bruna Sales.

A solenidade da moção de aplauso se encerrou com a apresentação do cantor Fernando Oliveira, que foi campeão da etapa estadual no ano passado. Além dos estudantes do Ensino Médio, o evento dispõe de uma etapa Universitária, em que participantes na categoria intérprete disputam a premiação.

Ascom Ver. Rodrigo Forneck