Roberto Duarte tem projeto de lei aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Rio Branco

por julianaqueiroz — publicado 25/06/2018 10h50, última modificação 25/06/2018 10h48

Na manhã desta quarta-feira (20) foi aprovado por unanimidade, na Câmara Municipal de Rio Branco, o Projeto de Lei “Educação Financeira nas Escolas” de autoria do vereador Roberto Duarte (MDB) que institui a Disciplina de Educação Financeira como tema transversal na grade curricular do ensino Infantil e Fundamental nas escolas públicas de Rio Branco.

 

O conteúdo passou a ser discutido como política de Estado após o Decreto Presidencial n°. 7.397/2010 que institui o ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira), que tem como objetivo promover a educação financeira e previdenciária, aumentar a capacidade do cidadão para realizar escolhas conscientes sobre a administração dos seus recursos e contribuir para a eficiência e solidez dos mercados financeiros, de capitais, de seguros, de previdência e de capitalização. 

 

Roberto Duarte afirma que a disciplina já está inclusa em documento preliminar da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) como tema integrador, ou seja, é trabalhado de forma transversal nas disciplinas curriculares do Ensino Básico. 

 

“Ensinar o tema é uma forma também de preparar as crianças e os adolescentes para o futuro. Não só o futuro desses jovens, mas do país. Precisamos ter um país que aprenda a poupar, que entenda a trabalhar o seu dinheiro. E isso começa dentro de casa, nas nossas finanças pessoais”, disse Roberto Duarte. 

 

Assessoria