Raimundo Castro apresente PL que determina o fornecimento de protetor e/ou bloqueador solar

por Marcela Jansen publicado 24/08/2023 15h11, última modificação 24/08/2023 15h11

O vereador Raimundo Castro apresentou na manhã de quinta-feira, 24, na Câmara Municipal de Rio Branco, um projeto de lei que dispõe sobre o fornecimento de protetor e/ou bloqueador solar para todos os servidores públicos da capital acreana.

A proposta destaca que deve ser considerado protetor e/ou bloqueador solar todo produto cuja fórmula tenha como principal objetivo a proteção contra os raios solares

Na justificativa do PL, o vereador pontua que “os efeitos da exposição sem proteção ao sol podem ser extremamente nocivos, pois ao atingir a pele, a radiação ultravioleta pode provocar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento precoce e alterações celulares, que predispõem ao câncer de pele”.

Segundo o parlamentar, nos últimos anos, com a ocorrência do aquecimento global, que causa alterações no clima e aumenta a temperatura, e com a diminuição da camada de ozônio, há uma exposição maior ao sol e a todos os danos causados por ele.

Castro reforça ainda que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), “o câncer mais frequente no Brasil é o de pele, correspondendo a 30% de todos os tumores malignos diagnosticados no país. E, de acordo com as estimativas, 90% dos casos de câncer de pele estão relacionados com a exposição aos raios nocivos do sol”.

E acrescentou: “algumas precauções, como usar regularmente protetores com fator de proteção de acordo com seu tipo de pele, podem diminuir as chances de se adquirir câncer de pele, fotoalergia e o envelhecimento precoce”.

Por fim, o parlamentar apresentou indicações solicitando melhorias nos bairros Joafra III e Tancredo Neves. Ele ressalta que as ruas nos dois bairros precisam de revitalização.

"Peço a Prefeitura de Rio Branco, através do órgão competente, que providencie as melhorias necessárias nas ruas destes bairros. Este é uma demanda dos moradores que me foi repassada e aqui nesta manhã solicito que seja feita a obra com urgência", disse o parlamentar.