Raimundo Castro apresenta PL que pede a criação de Centro de Referência a pacientes com Fibromialgia e Lúpus

por Marcela Jansen publicado 14/02/2023 17h41, última modificação 14/02/2023 17h41

O vereador Raimundo Castro apresentou na terça-feira, 14, durante sessão na Câmara de Rio Branco, que dispõe sobre a criação de um Centro de Referencia Para Pacientes com Fibromialgia e Lúpus.

De acordo com o PL, o grupo contará com tratamento multidisciplinar de médico clínico geral; psicólogo; enfermeiro (a); nutricionista; fisioterapeuta, e assistente social.

Na justificativa da proposta, o parlamentar pontua que o objetivo é garantir o atendimento multiprofissional, contribuindo, consequentemente, com melhorias na qualidade de vida dos pacientes.

Na ocasião, o vereador citou a Lei n.º 2.332 de 25 de setembro de 2019, na qual institui o Dia da Fibromialgia, contemplando também os pacientes com filas preferenciais, vagas de estacionamento.

“A lei previa também a disponibilização de uma equipe multidisciplinar, porém, esse trecho foi vetado sob a justificativa de que a ofertar o profissional de Reumatologia é de competência do Estado e não do Município. Dessa forma, substitui esse profissional por um clínico geral. O único motivo de veto foi sanado, portanto, acredito que neste momento o PL encontra-se apto a ser aprovado e sancionado”, disse o vereador.

E acrescentou: “a rede pública de Saúde do nosso município tem estrutura para disponibilizar essa equipe, a exemplo disso o Centro de Saúde Barral Y Barral”, finalizou.