Projeto Amigo da Cultura é aprovado pela câmara municipal

por victor.farias — publicado 22/07/2019 11h55, última modificação 29/07/2019 13h07

O vereador Juruna é autor do projeto de lei que institui na cidade de Rio Branco o selo Amigo da Cultura, que foi aprovado com a votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do município. O objetivo é fomentar nas empresas privadas a realização de projetos sociais voltados para a área de cultura. O selo terá validade de um ano, podendo ser renovado.

As empresas privadas devem requerer o selo junto a Fundação Cultural Garibaldi Brasil. Os projetos fomentados podem ser na área de construção, reforma, revitalização ou manutenção dos espaços culturais, conservação e restauração de acervos, realização de atividades e festividades culturais e educacionais, além de aquisição de acervos e de equipamentos.

O autor do projeto explica que é uma forma do poder público homenagear os incentivadores da cultura no município. Juruna relata que além do selo, também haverá entrega do certificado Amigo da Cultura, que será concedido as empresas ou pessoas físicas que contribuírem com a Lei Municipal de Incentivo a Cultura.

"Apoiar projetos artísticos, não só valoriza como também estimula os nossos talentos com produções diversificadas e criativas a continuar enriquecendo a identidade cultural da cidade de rio Branco. A ideia é fortalecer, construir meios que possam ajudar a firmar a chancela de Rio Branco, como a Cidade da Cultura”, afirmou o vereador.

Ainda segundo Juruna, Rio Branco é diferenciada, sua população vivencia cultura em seu dia-a-dia. Tem a identidade cultural fortalecida por suas festas, gastronomia e artesanato. Para o autor do projeto a cultura cria oportunidades para o desenvolvimento de cada cidadão. “A cultura é uma estrutura firme para alcançarmos uma sociedade mais humana”, declarou.