Vereador Joabe Lira rebate acusações e reafirma transparência na condução da Câmara

por Marcela Jansen publicado 16/09/2025 20h30, última modificação 16/09/2025 20h30

 

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira (UB), utilizou a tribuna nesta terça-feira, 16, para responder às declarações do vereador Neném Almeida (Podemos). Em sua fala, Joabe destacou que as acusações feitas contra ele são infundadas e que serão tratadas na esfera judicial.

Segundo o presidente, o colega de parlamento fez críticas de forma desrespeitosa e covarde, aproveitando-se de sua ausência em uma sessão da semana passada. “Eu estava em um velório, acompanhando o sepultamento do pai de uma amiga, situação que comuniquei aos demais vereadores. Mesmo assim, ele afirmou que eu estava com o prefeito e, além disso, me acusou de proteger assediador. Quero que o senhor prove na Justiça qual assediador eu tenho a proteger”, declarou.

Joabe Lira também se posicionou sobre questionamentos a respeito dos contratos da Casa. O presidente frisou que todos os documentos são públicos, foram apresentados em plenário e estão à disposição dos parlamentares. “Todos os contratos e valores foram mostrados com total transparência. Não há nada a esconder nesta gestão”, reforçou.

Outro ponto rebatido foi a alegação de que ele teria utilizado cargos comissionados de forma irregular. De acordo com Joabe, todos os servidores lotados em seu gabinete trabalham diariamente e contribuem também com a estrutura do Legislativo.

“Conduzo esta Casa com democracia e transparência. Saí da Secretaria de Cuidados com a Cidade de cabeça erguida, com o reconhecimento da população, e da mesma forma exerço meu mandato. O vereador vai ter que provar na Justiça não apenas essa acusação de assédio, mas também a de que eu mandei ‘bater em galinhas’”, disse.

Por fim, o presidente reafirmou seu compromisso com a verdade e com o trabalho em prol da população de Rio Branco. “Minha vida e minha história mostram quem eu sou. Continuarei conduzindo os trabalhos da Câmara de forma responsável, sempre respeitando esta instituição e os cidadãos da nossa capital”, concluiu.