Vereadores aprovam PL que reajusta salário dos servidores da Saúde

por Marcela Jansen publicado 06/04/2024 13h20, última modificação 06/04/2024 13h20

A Câmara Municipal de Rio Branco apreciou neste sábado, 6, em Sessão Extraordinária, o Projeto de Lei Complementar Municipal N° 05/2024, o qual “Altera a Lei complementar Municipal nº 140, de 29 de abril de 2022”. A proposta, aprovada por unanimidade, visa aplicar no âmbito desta municipalidade o piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Agente de Vigilância em Zoonoses e Agentes de Endemias.

Na justificativa enviado ao parlamento municipal, o Executivo destaca que a alteração se amolda aos critérios de pagamento as alterações legislativas ocorridas, não aplicando em impacto significativo de despesa para o município. Ainda de acordo com o PL, a proposta também visa a atualização do salário mínimo unificado do ano de 2024.

"Por essas razões, e por se tratar de matéria de grande relevo social, submetemos o presente Projeto de Lei para apreciação dos Senhores Vereadores com a
certeza de que Vossas Excelências terão condições de analisar a importância desta iniciativa", diz trecho do documento.

Vereadores comemoram a aprovação

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Raimundo Neném (PL) frisou que o parlamento atua ao lado dos servidores municipais. "Não tem como votar contra o trabalhador", diz Neném ao ressaltar ainda que o Executivo Municipal demonstra compromisso com as categorias. ~lk "O prefeito Tião Bocalom tem valorizado nossos servidores. Depois da situação que se passou em 2022, que foi concebido um aumento histórico, nunca feito pelas Prefeituras Municipais. Agora, mais uma vez, a concessão de um aumento", falou.

O líder do prefeito na Casa Legislativa, João Marcus Luz, ressaltou o compromisso do prefeito Tião Bocalom com os servidores municipais. "Precisamos fazer Justiça nesse momento e reconhecer o trabalho que o prefeito Tião Bocalom tem realizado em favor dos servidores municipais. Se puxarmos os anos de 2022 e 2023 e fazermos uma raio-X vamos ver uma gestão positiva para o servidor de Rio Branco, foram mais de 43% de reajuste, isso é real", disse ele.

E acrescentou: "só na Educação a folha pulou de R$ 8 milhões para R$ 22 milhões. Façamos esse reconhecimento. O recurso é do governo federal, mas o prefeito está comprometido em executar pela responsabilidade que tem com esta cidade. Vários municípios ainda implementaram essa correção e nós mais uma vez estamos tomando uma iniciativa positiva", finalizou.