Na Câmara Municipal, CPI do Transporte Público ouve Gabriel Forneck, ex-superintendente da RBTrans

por Lumarques — publicado 29/03/2022 19h37, última modificação 29/03/2022 19h37

A Comissão Parlamentar de Inquérito que visa a fiscalização do setor do transporte público de Rio Branco, recebeu nesta terça-feira (29), o ex-superintendente da RBTrans, Gabriel Forneck , que foi ouvido na condição de testemunha no inquérito da CPI.

Gabriel Forneck, foi nomeado superintendente da RBTrans no período de 2017 a 2019 pelo ex-prefeito Marcus Alexandre.  No período que esteve à frente da RBTrans, destacou alguns pontos realizados em sua gestão e também explanou a respeito da criação do Portal da Transparência que teve o intuito de melhorar a transparência a respeito do transporte público para população e criticou a falta de atualização das informações

‘’Nós criamos o site onde lá tem o TAC  realizados tem explicando como e feita a composição da tarifa, tem explicando todas as linhas, na época nós tivemos o trabalho de fazer georreferenciamento de todas as paradas de ônibus da cidade de Rio Branco e do entorno rural, nós mapeamos todas as linhas de ônibus com GPS, todos os bicicletários públicos e provados da cidade de Rio Branco, tudo isso para dar a qualidade no transporte, mas de lá pra cá que eu observei entrei no site, o site não é mais alimentado (...) então isso foi o que fizemos, foi o que deixamos no período que tivemos na superintendência, posteriormente a isso  não tenho como responder o que aconteceu ou o que deixaram de fazer”, destacou Gabriel.

Questionado pelo vereador Samir Bestene (Progressistas) sobre a situação do recolhimento dos impostos por partes das empresas no período de sua gestão, o ex-superintendente afirmou que as fiscalizações eram feitas de forma regular e que as empresas eram notificadas quanto ao não pagamento.

‘’ Às vezes acontecia sim um mês ou outro a empresa não ter feito o pagamento, a gente verificava e já fazia notificação exigindo a certidão comprovando que o pagamento já tinha sido recolhido dos encargos trabalhistas dos servidores, a gente fazia essa fiscalização sim, com relação esse processo que os senhores estão falando,  volto a reafirmar nunca eu recebi uma notificação se quer do Ministério Público nem do Tribunal de Contas sobre esse relatório que os senhores estão falando, nem mesmo o ex-prefeito Marcus Alexandre nem mesmo o ex-diretor Luís Fonseca que era meu diretor de transporte, então eu não tenho como falar de um processo que não tenho conhecimento’’ disse o ex-superintendente.

Ainda em sua fala, Gabriel Forneck, repudiou o fato que foi noticiado pela imprensa local, após ele ser convocado para comparecer na CPI, e não ter sido localizado e afirmou que nunca se negou a prestar nenhum tipo de esclarecimento.

Ao final, foi aprovado o requerimento para solicitar prorrogação de prazo de funcionamento da Comissão de Inquérito do transporte público de Rio Branco por mais 60 dias.