N. Lima propõe que usuárias do transporte público possam escolher onde desembarcar a partir das 22h

por Marcela Jansen publicado 08/03/2023 13h29, última modificação 08/03/2023 13h29

“Precisamos reduzir a vulnerabilidade das mulheres e idosos que utilizam o transporte público e que desembaraçam dos veículos durante a noite no ponto convencional”. A fala é do vereador N. Lima ao destacar o projeto de lei apresentado por ele a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Branco no qual dispõe sobre o desembarque de mulheres e idosos, usuários do Sistema de Transporte Coletivo.

Segundo a proposta, as mulheres e idosos poderão optar pelo local mais seguro e acessível para desembarque a partir das 22 horas e até às 5 horas do dia seguinte.

A parada para desembarque deverá ocorrer em local que obedeça ao trajeto regular da linha e onde não seja proibida a parada de veículos.

“São vários os relatos de agressão, furtos e roubos no trajeto entre a residência e o ponto de ônibus. Os bandidos se aproveitam da falta de iluminação e da certeza do desembarque naquele local para cometerem crimes, sendo as mulheres o alvo principal”, disse o vereador.

E acrescentou: “com essa possibilidade de parar fora do ponto, elas podem escolher o local que lhe proporciona a melhor sensação de segurança , além disso, sendo o desembarque em local incerto, dificulta a ação dos bandidos”, finalizou.