Moradores em situação de rua é tema da Tribuna Popular da Câmara de Rio Branco

por Lumarques — publicado 15/02/2022 15h39, última modificação 15/02/2022 15h39

Nesta terça-feira (15), o espaço Tribuna Popular da Câmara de Rio Branco recebeu o servidor público,Sr. Janes Peteca, que apresentou uma pesquisa realizada em vários pontos da Capital, onde aponta um diagnostico com números  preocupante sobre o aumento  dos moradores em situação de rua. Janes Peteca, que também já foi morador de rua da década dos anos 80 e 90, informou que o trabalho da pesquisa foi realizado de forma voluntária e tem o objetivo social de chamar atenção do poder público para a problemática que avança em nossa capital.

‘’Se a prefeitura municipal de Rio Branco não abraçar essa bandeira de luta ela vai ficar inviabilizada, porque o que ocorre, por exemplo, ali a parte central de Rio Branco uma parte histórica ali não vai ter condições de receber um turista (...) então esse trabalho que a gente esta fazendo não e um trabalho político, é um trabalho por conhecimento de causa é uma pesquisa que a gente esta fazendo para mostrar as problemáticas da cidade de Rio Branco’’ disse Janes

O relatório apresentado pelo servidor aponta que 60% dos moradores de ruas se concentram na parte central da cidade e que 20% na região do Segundo Distrito e demais 20% em Bairros da capital como o Bairro Nova esperança. Peteca ainda solicitou que o prefeito Tião Bocalom regulamente a lei Nº 13.840 que trata do assunto para dar melhor assistência às pessoas em situação de rua.

A autora da Tribuna, a vereadora Lene Peteção (PSD), lamentou a situação que os moradores de rua vivem em Rio Branco, Lene disse que é  necessário a construção de mais políticas públicas eficazes  para atender essas pessoas. Ao final, a parlamentar disse que irá fazer um encaminhamento para Secretaria de Direitos Humanos para que possa receber o Sr. Janes para que assim ele oferte a contribuição de sua pesquisa.