Merendeiras buscam apoio de vereadores da capital

por victor.farias — publicado 27/02/2020 20h20, última modificação 27/02/2020 20h20

Há cerca de dez meses atrás, as merendeiras, merendeiros e pessoal de apoio das escolas e creches municipais de Rio Branco, realizaram uma ato de paralisação das atividades em busca melhorias salariais.

Depois de reunidos com a comissão da secretaria de educação, nada mudou até que voltaram a ocupar a frente da prefeitura e comunicarem que na próxima segunda (02), quando se inicia o ano letivo, eles estarão de braços cruzados até que se dê uma solução.

Os profissionais reclamam que seus salários estão abaixo do salário mínimo, mesmo com o complemento oferecida pela prefeitura, sem salubridade entre outros benefícios trabalhistas.

“Nosso salário é abaixo do mínimo, mesmo com a ajuda de custo. Nossa insalubridade que era para ter sido pago em dezembro, só veio agora em fevereiro, ou seja, só estamos perdendo dinheiro e direitos. Queremos uma solução ou a partir de segunda, a categoria vai iniciar uma paralisação”, disse Dayse Soares, merendeira.

O vereador Mamed Dankar (PT) já havia feito o alerta na tribuna, em defesa da categoria que precisava receber uma atenção especial.

“Eu já havia feito esse alerta na tribuna, que se ocorrer essa paralisação, mais de vinte mil alunos podem ser prejudicados. O que a categoria reivindica é justo, como o reconhecimento da própria categoria e que se receba pelo menos o mínimo, pois abaixo disso e com os descontos, eles estão sendo prejudicados”, destacou Dankar.

O presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Antônio Morais (PT) se disse solidário a causae que já aguarda o projeto de lei que será enviado pela prefeitura.

“Como servidor municipal que também sou, queremos oferecer o nosso melhor e precisamos de valorização profissional. Conversei com a prefeita Socorro Neri a respeito do assunto e já estaria encaminhando para a Câmara o projeto de regulamentação dos direitos dessas mães e pais de família. Dessa forma conseguiremos garantir maior tranquilidade na oferta do trabalho aos alunos da rede escolar municipal e valorizando a categoria”, destacou Morais.

Devido ao feriado de carnaval e retornando os trabalhos nesta quinta (27), vereadores  aguardam a chegada do projeto para a próxima semana.

Victor Augusto