Lene Petecão sugere adaptação de táxis para atender pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

por Marcela Jansen publicado 09/11/2023 15h15, última modificação 09/11/2023 19h11

A vereadora Lene Petecão apresentou na sessão de quinta-feira, 9, na Câmara Municipal de Rio Branco, três indicações buscando melhorias para a população da Capital. A primeira refere-se a disponibilização de máquina 'Tatuzão' para atender as necessidades do Ramal da Judia, localizado no Bairro Belo Jardim.

"Fui procurada pelos moradores da localidade que abordaram a necessidade dessa máquina. É preciso lembrar que a desobstrução de esgotos é questão de saúde pública, portanto, faz-se necessário a presença do poder público ali", disse a parlamentar.

A vereadora indicou também a Prefeitura de Rio Branco a possibilidade de introduzir na Capital táxis adaptados para transporte de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. "Estive na Seinfra, juntamente com o Sindicato dos Taxistas, debatendo essa demanda. Precisamos disponibilizar outros meios de transporte, além dos ônibus, como ocorre em outras cidades no país. Essa é uma nova categoria de táxi, voltada exclusivamente para atender passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida".

Por fim, Lene solicitou a Prefeitura de Rio Branco que autorize que veículos tipo caminhonete sejam utilizados no serviço de transporte individual na capital acreana, observando os requisitos: a) veículo quatro portas e que disponibilizem no mínimo quatro assentos e no máximo seis; b) possuam tampa ou capota vedada e chaveada, de forma a permitir o transporte adequado de bagagens; c) no caso de grandes volumes ou bicicletas, atenda as orientações da Resolução Contran Nº 955/2022; d)que possuam estribo instalado, na hipótese de veículos altos, de forma a permitir a acessibilidade adequada aos usuários.

"É necessário observar a demandas das famílias que em ocasiões é composta de mais de quatro pessoas, que é o limite máximo para ocupar um veículo. As caminhonetes, geralmente, possuem uma capacidade de carga maior do que carros de passeio tradicionais, o que pode ser útil para passageiros que precisam transportar cargas maiores. como bagagens volumosas, compras ou objetos grandes. Além de poder ser uma nova categoria de táxi . voltada exclusivamente para atender passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida".