Lene Petecão relembra PLs de sua autoria que fortalecem a prevenção ao suicídio

por Marcela Jansen publicado 13/09/2023 17h58, última modificação 13/09/2023 17h58

A vereadora Lene Petecão (PSD) fez uso da Tribuna na Câmara Municipal de Rio Branco, na manhã de quarta-feira,13, onde pontuou sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Na ocasião, ele citou os projetos de sua autoria voltados ao tema.

“Temos dois projetos aprovados nesta Casa sobre o Setembro Amarelo. Um versa sobre os postos de saúde debateram junto a comunidade sobre a prevenção ao suicídio; a outra proposta leva essa debate para dentro das escolas. Constantemente temos levantado voz em favor das doenças mentais, se não houver uma prevenção, colocamos em risco a nossa população”, falou.

A parlamentar ressalta a importância das casas de acompanhamento e lamenta a inoperância do Estado.

“Registro em ata que para aqueles que estão abaixo da linha da pobreza, inscritos em programas sociais e que tiverem fazendo tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial receba um atendimento privilegiado, no sentido de ter como chegar á essas unidades. Pasmem, temos apenas dois centros, já apresentei projeto de lei para a construção de mais um, pela necessidade e importância dessas casas de acompanhamento", disse Lene.

E acrescentou: "as assistentes sociais e psicólogas são preparadas para receber essas pessoas, mas precisam de um amparo, de uma casa para cuidar. O Estado é inoperante, não tem compromisso com a saúde mental. É um problema de saúde publica, cuidar da saúde mental, é preservar a vida, setembro amarelo chegou, mas temos que falar constantemente”.

Por fim, a vereadora apresentou PL instituindo a Lei Lucas Begalli Zamora que estabelece treinamento preventivos em primeiros socorros, sem prejuízo em suas demais atividades ordinárias aos profissionais de Rede Escolar em todo o Município de Rio Branco. (Por Emely Azevedo, estagiária de Jornalismo na CMRB)