Lene Petecão pede isenção no transporte aos candidatos do Enem 2023 em dias de prova

por Marcela Jansen publicado 29/06/2023 17h50, última modificação 29/06/2023 17h50

A vereadora Lene Petecão apresentou na sessão de quinta-feira, 29, na Câmara Municipal de Rio Branco, um Ofício a ser entregue ao prefeito Tião Bocalom no qual pede que seja analisada a possibilidade de conceder isenção do pagamento de tarifa nos transportes públicos aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias de realização da prova.

Ela reitera que muitos candidatos não possuem condições financeiras para se deslocar e a isenção seria uma forma de ajudar.

“Muitos candidatos são humildes e não tem dinheiro nem para pagar pela passagem de ônibus. Podemos ajudá-los concedendo isenção para que possam chegar aos locais de provar e assim tornar real o sonho de ingressar em uma faculdade”, disse a vereadora ao lembrar que a prática já foi adotada em outras cidades brasileiras.

“Outras cidades já adotaram essa medida e acredito que também é viável a adoção dessa medida aqui em Rio Branco, especialmente, pela importância do tema. Lembro que já foi concedida isenção no transporte público para a Expoacre, porque não ajudar esses candidatos. A causa é nobre”, frisou.

Por fim, a vereadora pontuou sobre o requerimento apresentado por ela no qual solicita relatório a Secretaria Municipal de Saúde das ações do programa Saúde Itinerante que serão realizados pela pasta na capital.

“Estarei acompanhando essas ações do Saúde Itinerante Terrestre. Minha sugestão é que esse programa ocorra na zona rural onde estão muitas pessoas que necessitam de atendimento e não possuem condições de se deslocar até a cidade”.