Lene Petecão destaca a importância do exame de próstata como prevenção ao Câncer

por Marcela Jansen publicado 03/11/2023 18h17, última modificação 03/11/2023 18h17

A vereadora Lene Petecão (PSD) fez uso da Tribuna na Câmara Municipal de Rio Branco na manhã de quarta-feira, 01, destacando ao novembro azul, mês mundial de combate e prevenção ao câncer de próstata.

“Estamos saindo de outubro rosa e hoje entramos em novembro azul. E mesmo sendo mulher, puxo essa discussão e destaco a importância desse mês de prevenção, pois muitos homens ainda têm preconceito e medo de realizar o exame, mas deve se ter consciência de que o exame pode salvar sua vida. Afinal, prevenir é a forma mais eficaz da cura”, falou a vereadora

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens e também o segundo com maior taxa de mortalidade. “Prevenir e a melhor forma de se cuidar”, disse.

A vereadora ressalta que o exame não deve ser sinônimo de constrangimento e evidencia sintomas comuns da doença:

•          Dor Ossea

•          Dificuldade para urinar

•          Urina com sangue

•          Jato de urina fraco

•          Dor e ardor ao urinar

•          Maior frequência urinaria, principalmente à noite.

Como prevenir?

Há duas formas de prevenir o câncer de próstata: realizar os exames frequentemente e adoção de hábitos saudáveis. Portanto, é recomendável que:

• Realize um check-up anualmente;
  • Faça o controle do colesterol, diabetes e pressão;
  • Pratique exercícios físicos regularmente,
  • Mantenha o peso ideal;
  • Evite cigarro e abuso de álcool;
  • Mantenha uma alimentação equilibrada.

Além disso, é essencial que se realizem exames periódicos, como: hemograma completo, teste de urina e de IMC e verificação do perímetro abdominal. (Por Emely Azevedo, estagiária de Jornalismo na CMRB)