Lene Petecão cobra políticas públicas para pessoas em situação de rua

por Marcela Jansen publicado 21/02/2024 15h01, última modificação 21/02/2024 15h01

Em pronunciamento na sessão de quarta-feira, 21, na Câmara Municipal de Rio Branco, a vereadora Lene Petecão (PSD) pontuou sobre o que classifica como 'descaso do Estado com os moradores de rua que vivem em situação de vulnerabilidade social'.

“Não posso deixar isso passar, precisamos falar sobre a invisibilidade dessas pessoas. É como se a gente tivesse um quadro na nossa frente e todo dia passar por ele e olhar. De tanto que já o vimos chega um momento em que o quadro virá algo comum e passamos por ele e não olhamos mais. É desse jeito que acontece com os moradores de rua, a situação deles se tornou comum aos olhos de muitas pessoas", frisou a vereadora ao falar ainda sobre a importância do atendimento adequado aos pessoas em situação de rua.

"Essas pessoas que precisam de tratamento psiquiátrico e muitos jogam até pedra porque não conseguem conviver com essa pobreza extrema. Precisamos melhorar essas questão da saúde mental, se tá doente tem que buscar o apoio, e o Estado está ignorando essas pessoas e está ausente", falou Lene.

Por fim, a vereadora destaco a participação no programa “Mulheres Mil”, que destina cursos no Ifac para mulheres em situação de violência doméstica e familiar ou em vulnerabilidade social.

“As mulheres, que a maioria vive na economia do contracheque, até para fazer um curso de capacitação precisa de uma bolsa, e aquelas que vivem na vulnerabilidade social como na violência familiar, é para essas mulheres que a gente continua insistindo aqui.” (Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)