Lene Petecão cobra do poder público assistência às mulheres com fibromialgia e lúpus

por Marcela Jansen publicado 09/05/2023 17h55, última modificação 09/05/2023 19h08

A vereadora Lene Petecão (PSD) fez uso da tribuna na Câmara Municipal de Rio Branco na manhã de terça-feira, 9, e apresentou 36 indicações de melhorias na capital acreana. Além disso, a parlamentar falou sobre o Maio Roxo e pediu atenção do poder publico as mulheres que sofre de fibromialgia e lúpus

“Apresento 36 indicações de melhorias nas ruas, constantemente apresentamos as demandas da população, as nossas indicações é uma ferramenta, que sempre digo e vou tornar a dizer, as nossas indicações são as nossas ferramentas de trabalho, nos encaminhamos através de oficio para os secretários que são responsáveis pela pasta, não depende de nós e sim da gestão, eles que devem dar continuidade às demandas que trazemos, somos o elo entre a população e o poder publico”.

Ainda em sua fala, a vereadora destaca a falta de interesse do poder publico em da assistência às mulheres que sofrem que de fibromialgia.

É de competência do município, as pessoas que sofrem lúpus receberem protetor solar, e pasmem, chegou em meu gabinete que as Unidades Publicas de Saúde não são obrigadas a ter protetor nas prateleiras, e digo tem sim, foi discutido e aprovado apor essa casa.

Solicitada pela vereadora Lene Petecão, na manhã desta quarta-feira (10) acontecerá uma Tribuna Popular em alusão ao Maio Roxo.

“Uma doença autoimune é invisível aos olhos do poder publico, o objetivo é a fazer ser visível. Essa casa tem obrigação de se levantar em favor dessas mulheres que sofrem de fibromialgia e lúpus. Todas às vezes vou me levantar em favor dessas mulheres, faz dois anos que discuto essa pauta, protocolei e não vou aceitar desculpas, sou da base do prefeito, mas é um projeto aprovado, é Lei. O Estado e o Município têm que ter empatia por essa doença, e não vamos nos calar diante desse descaso, finalizou”.

Audiência pública sobe enxurradas

Durante o pequeno expediente a parlamentar destacou apresentou requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para debater sobre as enxurradas na capital acreana. Lene destaca que esses acontecimentos tem ocasionado prejuízos aos empresários e comerciantes locais.

Na oportunidade, ela citou o igarapé São Francisco que após transbordar, além de deixar famílias desabrigas, gerou prejuízos aos comerciantes do local.

“Juntamente com o vereador Samir Bstene, participei de uma conversa com a diretoria da Acisa e a empresária Ciclia. A grande enchente proveniente dos igarapés e do Rio Acre, trouxe grande prejuízo para os empresários que foram atingidos, principalmente na região do igarapé São Francisco. Os poucos empresários que tem e criam oportunidade para as pessoas estão perdendo seus empreendimentos", ressaltou.

A vereadora ressaltou ainda que a chuva da última quinta, sexta e sábado ocasionou mais prejuízos. “Sexta-feira deu uma chuvinha, mas foi o suficiente para gerar mais um desgaste aos nossos empresários. Eu já estou apresentando aqui um pedido de audiência pública", disse.

E acrescentou: “são empresários fortes que geram emprego e renda e que não são empresários que chegaram ontem aqui no Acre não, são acreanos que perderam tudo não só ele assim como toda a população ali do são Francisco".

Por fim, ela frisa que a classe pede socorro ao parlamento municipal. “Essa assistência precisa ser dada o mais rápido possível, então são pessoas que acreditam nessa casa que querem o apoio dessa casa e não dá para esperar para amanhã não".

(Por Emely Azevedo, estagiária de Jornalismo na CMRB)