Lene Petecão apresenta projeto que cria o Programa para Tratamento e Prevenção de Alzheimer

por julianaqueiroz — publicado 21/09/2017 14h46, última modificação 21/09/2017 14h46

A vereadora Lene Petecão (PSD), usou a tribuna da Câmara Municipal, na da última quarta-feira, 20,  para apresentar projeto de lei que cria o Programa Municipal denominado “Eu Não Esqueço” no qual estabelece parâmetros, objetivos e metas a serem alcançadas, quanto da Instituição de Políticas Públicas Municipal para Tratamento e Prevenção da Doença de Alzheimer em Rio Branco.

"Este projeto surgiu diante da necessidade de criar políticas públicas específicas para o tratamento da Doença de Alzheimer. Políticas que vislumbrem ações voltadas ao mapeamento, tratamento e prevenção da referida doença. Esta doença é caracterizada pela perda de funções cognitivas, como memória, orientação, atenção e linguagem o que é causada pela morte de células cerebrais. Quando descoberta precocemente é possível retardar e controlar o seu avanço, o que garantirá um futuro melhor ao paciente e a seus familiares", afirmou Lene.

A vereadora ainda destaca que de acordo com a ABRAZ- Associação Brasileira de Alzheimer estima-se que haja 35,6 milhões de pessoas no mundo com esta patologia e no Brasil cerca de 1,2 milhão de casos.  " Varias ações podem ser desenvolvidas através da criação do Centro de Referência de Tratamento e Prevenção da Doença de Alzheimer e ou/ usadas pelos cuidadores de idosos no que se refere a estimulação cognitiva", encerrou.

Juliana Queiroz / Ascom - CMRB