Lene cobra aprovação de projeto que trata da prevenção da depressão

por victor.farias — publicado 04/09/2019 16h54, última modificação 04/09/2019 16h54

Depressão foi o tema abordado por Lene Petecão (PSD), hoje, 04. A vereadora pediu que a prefeita Socorro Neri ilumine de amarelo o prédio da prefeitura de Rio Branco em alusão ao Setembro Amarelo, cor que simboliza o mês dedicado a prevenção da depressão.

Lene lembrou que apresentou um projeto em 2017 com o objetivo de instituir no calendário municipal o Setembro Amarelo e cobrou da prefeitura que ele saia do papel e vá para dentro das escolas e dos postos de saúde. “Estou cobrando porque o projeto tem como objetivo promover eventos que abram espaços para debates sobre o suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão, uma vez que o suicídio é considerado um problema de saúde pública”, frisou.

“Nós cobramos diariamente que tenham psicólogos e assistentes sociais dentro das escolas. Até hoje esse projeto não foi aprovado. A gente sabe que depressão é uma doença da alma, que mata. Temos dados de pessoas dentro de escolas que se cortam e por muitas vezes cometem suicídio porque não tem acompanhamento. Os professores não tem obrigação de ficar com esse acúmulo nas costas deles, Isso é trabalho para os psicólogos e para assistentes sociais”, disse.

A parlamentar relatou que o projeto está circulando pelas comissões. “Eu queria que de fato saísse das comissões e viesse para a prática. Parece que é caro contratar esses profissionais, mas não é porque teremos economia na saúde e os nossos jovens não vão mais cometer suicídio quando estiverem com esse tratamento nas escolas (...). Isso é um alerta, é uma conscientização. É importante essa casa trazer esse debate”, finalizou.