Vereador Juruna defende passe livre para pessoas com a doença falciforme

por victor.farias — publicado 18/09/2019 22h05, última modificação 19/09/2019 00h13

O vereador José Carlos Juruna (Avante) utilizou a tribuna para trazer o alerta da atenção aos portadores de falciforme.

O parlamentar relatou que esteve reunido com pacientes com a doença e ouvir as dificuldades pelas quais passam, como falta de tratamento adequado, ausência de medicação e até de profissionais da área, assim como a falta de orientação da população em reconhecer os sintomas.

“Imagine você possuir essa doença e não saber. Avalie você buscar ajuda medica e nem o profissional possuir mais informações do que você. Trago esse tema na busca de ajudar esses pacientes com atendimentos médicos municipais. No Acre foram registrados noventa casos, onde sessenta por cento são da capital. Precisamos nos unir e buscar auxilio para essas pessoas”, destacou Juruna.

José Carlos apresentou indicação de passe livre para esses pacientes e seus acompanhantes.

Anemia falciforme

Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo.