Juruna anuncia troca de partido e apresenta projeto que previne depressão em crianças e adolescentes das escolas municipais

por victor.farias — publicado 27/08/2019 15h06, última modificação 27/08/2019 15h06

“Hoje para mim é um dia muito feliz, estou ingressando nas fileiras do AVANTE”, o anuncio foi feito na manhã de hoje, 27, pelo vereador José Carlos Juruna. Segundo o parlamentar não houve quebra de barreira com o PHS o que o levou a trocar de partido.

“Estamos começando agora, queremos fazer o melhor para a população de Rio Branco, através do mandato (...) Então eu vim aqui para comunicar a população de Rio Branco que serei um soldado frente ao AVANTE (...) Queremos agradecer a direção nacional que proporcionou que o presidente Manoel Roque fizesse esse trabalho frente ao AVANTE”,  falou Juruna.

O vereador também apresentou um projeto de lei que visa trabalhar preventivamente a depressão de crianças e adolescentes nas escolas municipais de Rio Branco. O objetivo é criar programas de ações educativas e preventivas com ênfase no desenvolvimento da afetividade infantil.

Juruna explicou que os educadores deverão receber qualificação para lidar adequadamente com o tema. Disse também que as escolas poderão fazer parcerias com instituições públicas e privadas para promoção de palestras e Workshops, além de outros instrumentos de capacitação. Também serão promovidos encontros com as famílias dos alunos para inseri-los no debate. As despesas decorrentes da execução dessa lei deverão ocorrer por conta de dotações orçamentárias próprias.

“A gente sabe que depressão é uma doença do século (...)  deve ser prevenida a partir da infância”, declarou (...) A depressão já desponta como a terceira maior doença entre adolescentes e a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 25 anos no mundo”,  salientou.

O parlamentar finalizou frisando que é preciso dotar as crianças de habilidades sociais e emocionais para que  sejam desde cedo capazes de lidar com situações que sejam de estresse, que possam desencadear a doença no futuro.