João Paulo anuncia ações nas unidades de saúde e cobra enfrentamento à violência de gênero

por Marcela Jansen publicado 02/07/2025 16h16, última modificação 02/07/2025 16h16

 

Durante a sessão de terça-feira, 2, na Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador João Paulo Silva (Podemos) fez um pronunciamento contundente sobre a escalada da violência contra as mulheres no município e anunciou novas ações da Comissão de Saúde da Casa.

Na oportunidade, João Paulo lamentou a morte recente de uma jovem enfermeira na capital. Embora ainda não haja confirmação oficial sobre se o caso configura feminicídio, o parlamentar ressaltou os indícios preocupantes de agressão e o sofrimento da família. “Ela vivia, segundo relatos, em situação de cárcere privado nas últimas semanas. Quantas mulheres vivem assim em silêncio, monitoradas, ameaçadas, privadas de liberdade dentro das próprias casas?”, questionou.

O vereador reforçou a importância de incluir a educação no centro do debate sobre a violência de gênero. “Não se pode discutir violência se não se traz a educação para dentro do debate. A situação é catastrófica. Precisamos agir antes da tragédia.”

João Paulo também comunicou que, como presidente da Comissão de Saúde, irá convocar uma reunião oficial na próxima semana para iniciar um ciclo de fiscalizações em todas as Unidades de Referência de Atenção Primária (URAPs) de Rio Branco. “Vamos usar a Comissão de maneira técnica e gerencial para diagnosticar problemas e propor soluções para a saúde municipal. Todos os vereadores que quiserem participar serão bem-vindos.”

A iniciativa visa construir um relatório detalhado da situação das unidades de saúde e garantir respostas mais rápidas e eficientes à população.