João Marcos Luz incentiva a participação popular no 1º Festival Acreano de Talentos do Espectro Autista

por Marcela Jansen publicado 05/04/2023 09h52, última modificação 05/04/2023 09h52

O vereador João Marcos Luz organizou na Câmara Municipal de Rio Branco uma tribuna popular, nesta terça-feira, 3, para apoiar e incentivar a participação no 1º Festival Acreano de Talentos do Espectro Autista, que será realizado entre os dias 27 e 29, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, localizado na Universidade Federal do Acre (Ufac), e no Via Verde Shopping. A programação faz parte da semana dedicada ao público que tem o mês de abril como referência para a conscientização sobre o tema.

Com 21 pessoas inscritas até o momento, a programação do dia 27 conta com uma mostra de música na Ufac que terá apresentações de crianças e adultos. Nos dias 28 e 29, no Shopping, a vez é das artes visuais e da literatura, com desenhos, fotografias e a exposição de um livro escrito por um autor que também possui o espectro. Rauana Batalha, coordenadora do Programa de Extensão da Ufac "Autismo: do lado de dentro do Espectro", ressalta que as apresentações possibilitam maior visibilidade e protagonismo.

"Será o nosso primeiro festival para que as pessoas autistas tenham a oportunidade de mostrar o e de serem vistas como indivíduos capazes e importantes na sociedade. O protagonismo no autismo é algo extremamente importante e necessário para quebrar barreiras e preconceitos em relação a essa condição", destaca a coordenadora que também é autista e mãe de um filho com TEA.

João Marcus parabenizou a iniciativa e lembrou que tramita na Câmara projeto de lei (PL) de sua autoria, que garante o laudo permanente para pessoas com síndrome de down, transtorno do espectro autista (TEA) e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Caso a Câmara aprove e a prefeitura sancione o PL, profissionais da rede de saúde pública ou privada poderão emitir o laudo pericial das condições mencionadas, seguindo os requisitos estabelecidos na regra, sem a necessidade de constante renovação do laudo.

Mês Azul

O dia 2 de abril foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a conscientização sobre pessoas que tenham TEA. Na cidade de Rio Branco, a Lei Municipal n° 2.428/22 garante a primeira semana deste mês dedicada a ações dos órgãos do Município que apresentem à sociedade o que é o autismo e como colaborar para o fim do estereótipo sobre o tema.