Ismael Machado destaca PL que implementa o programa de Práticas Integrativas no município

por Marcela Jansen publicado 07/06/2023 10h22, última modificação 07/06/2023 10h22

O vereador Ismael Machado, durante pronunciamento na sessão de terça-feira, 6, na Câmara Municipal de Rio Branco, destacou a realização de audiência pública na última segunda, 5, no qual debateu o PL de seu autoria e que versa sobre o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e de Educação Popular em Saúde (PMPICEPS) na capital acreana.

De acordo com o vereador Ismael, autor do PL, “o PMPICEPS visa o bem estar da população, instituindo práticas que são sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”.

São objetivos de o programa promover a implantação de políticas de saúde e suas diretrizes para as seguintes áreas: acupuntura; homeopatia; medicina antroposófica; termalismo social/crenoterapia; plantas medicinais e fitoterapia; arteterapia; ayurveda; biodança; dança circular; meditação; musicoterapia; dentre outras áreas.

Ainda de acordo com o parlamentar, “caberá ao PMPICEPS, visando a dar suporte à sua plena expansão, promover ações nas áreas de saúde, agricultura, meio ambiente, ensino, assistência técnica e pesquisa, bem como em outras possíveis áreas, junto a instituições que mantêm interface com as atividades propostas por esta Lei. Assim como, também, a criação de unidades de Centro de Atendimentos de Terapias Integrativas, que atuem em conjunto (através de encaminhamentos) com unidades de atendimento da rede de atenção básica, como postos de saúde e os CAPS (Centros de Atenção Psicossociais)”.

E acrescentou: “a matéria já está tramitando nesta Casa e faremos alguns ajustes por orientação do Jurídico da Câmara. Contamos com o apoio dos demais vereadores para a aprovação deste PL que irá contribuir com a medicina tradicional, tendo em vista que o programa está inserido ali para o bem da população”, finalizou.