Ismael Machado destaca proximidade da Semana Municipal do Autismo

por Marcela Jansen publicado 20/03/2024 21h13, última modificação 20/03/2024 21h13

O vereador Ismael Machado comentou durante a sessão da Câmara Municipal de Rio Branco, realizada na quarta-feira, 20, sobre a proximidade da Semana Municipal do Autismo, lei de sua autoria. Na ocasião, ele pediu que as instituições municipais que mostrem e cumpram suas obrigações para promover inclusão e combater o preconceito.

“Todas as instituições municipais serão convidadas e vão ter que dizer aqui nessa casa como é que estão fazendo, o que estão fazendo e quais as ações estão sendo desenvolvidas em favor dessas famílias, em favor desta causa, como falei também é uma obrigatoriedade estabelecida em lei.

Além disso, Machado anunciou a destinação de emendas parlamentares para atender 500 famílias com membros no espectro autista, fornecendo atendimento pediátrico especializado e laudos neuropsicológicos, com o intuito de garantir acesso a esses recursos para famílias de baixa renda.

“Para que fique claro, todos os benefícios, todos os direitos, todas as gratuidades, só acontecem se tiver esse laudo, então como uma família de baixa renda vai conseguir, então estou muito feliz, o plano de ação está sendo trabalhado ali na secretaria municipal de saúde, está em fase final de concretização, para que possamos trazer esse benefício em favor das famílias que tenha um membro com transtorno do espectro autista.”

O vereador também comentou sobre prorrogação do cadastro de reserva do concurso público de 2019 e pediu que as vagas fossem preenchidas. “Isso é uma obrigatoriedade, se tem vaga, se tem vacância tem que chamar, [..] nós temos que acabar com essa mania de estar fazendo o contrato provisório até prejudica a aposentadoria dos servidores municipais, porque não entra funcionário novo ali na base da pirâmide.”

O vereador finalizou chamando atenção em relação à Ponte São Francisco, onde acidentes ocorreram e pediu para que as autoridades assumam suas responsabilidades para garantir o bem-estar e a segurança da população.

“A partir do momento que você se omite no poder público você está sendo conivente, você está sendo cúmplice, se tem um acidente na rua por causa de um buraco e é falha administrativa de alguém você está sendo culpado por aquele acidente, então que todos os gestores tenham essa consciência vocês são responsáveis por tudo que acontece.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo)