Ismael Machado debate sobre aplicação de recursos ao Fundo Municipal do Esporte

por Marcela Jansen publicado 15/09/2023 14h12, última modificação 15/09/2023 14h12

Atendendo a requerimento do vereador Ismael Machado, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na sexta-feira, 15, uma audiência pública no qual debateu sobre a aplicação de recursos destinados ao Fundo Municipal do Esporte.

Na oportunidade, o parlamentar destacou que desde o início do mandato tem um dos principais apoiadores da área dentro da Casa Legislativa.

“Primeiramente, quero destaca que nesta Casa Legislativa tem representante do esporte. Sou um dos parlamentares que mais destinou recursos para o esporte na Capital. No meu primeiro ano de mandato foram mais de R$ 90 mil, já no segundo ano foram mais de R$ 200 mil para o desenvolvimento do esporte em rio Branco”, disse o vereador ao destacar ainda uma emenda ao orçamento do município solicitando a destinação de recursos para as escolinhas de futebol.

“Fui autor de uma emenda ao orçamento colocando R$ 240 mil para que o Poder Público possa ajudar as escolinhas de futebol profissional. O valor ainda não foi destinado, mas estou acompanhando e vou cobrar, disse ele.

Machado pontuou ainda sobre a realização da primeira Supercopa de Futsal com recursos de emenda de autoria dele. “Destinei R$ 60 mil para o campeonato que teve 40 times inscritos. Um evento bem organizado, onde nenhum clube precisou pagar inscrição, arbitragem. Cada equipe recebeu uma bola de futsal, medalhas, troféus e, por meio de patrocinadores conseguimos também dar uniformes as equipes. Uma parceria com o deputado federal Coronel Ulysses nos proporcionou uma premiação em dinheiro”, frisou.

Quanto ao apoio da Prefeitura de Rio Branco ao esporte, o parlamentar sugeriu o desmembramento dos recursos destinados ao Fundo Municipal do Esporte. “Destinar todo o recurso para o fundo não é viável, tendo em vista que muitos projetos apresentados acabam não se adequando aos critérios adotados para o recurso. Dessa forma, o dinheiro fica retido, não”.

E acrescentou: “vamos desmembrar esse valor a fim de que a FGB tenha recurso para desenvolver esporte em nossa cidade. Proponho para o próximo ano recurso de R$ 2 milhões, sendo R$ 500 mil para o Fundo Municipal do Esporte e R$ 1,5 milhão para Fundação Garibaldi Brasil para que eles possam fomentar o esporte nos bairros”, falou Ismael ao sugerir também a recriação da Secretaria Municipal de Esportes.

O coordenador de eventos da Diretoria de Esporte e Lazer da FGB, Edson Maria, lamentou a falta de valorização do Poder Público ao esporte rio-branquense.

“Pegamos a diretoria de esporte sucumbida em um porão na Fundação Garibaldi Brasil. Recurso que antes chegava para cultura e esporte ficou alocado apenas para cultura, tentamos trazer recurso para o esporte e apesar das dificuldades seguimos lutando dentro de um espaço que só olha para a cultura. Não temos contratos e dependemos de outras secretarias para fazer algo, sentamos com todos os representantes de federações e vistamos todos os espaços esportivos que estavam deteriorados”, frisou.

Disse mais: “hoje tenho orgulho de dizer que mais de 80% dos espaços já foram revitalizados, mas precisamos correr atrás de utilizar esses espaços, o programa da secretaria de esporte, incluem todas as modalidades, porem levo dois meses na compra de uma bola, pela dependência, pela falta de prioridade, a briga é constante para que os processos ocorram igualitariamente, quem procurou sabe das nossas dificuldades. A volta da secretaria Municipal de esporte vai ser um grande feito, no sentindo de termos autonomias nos recursos”, falou.

O Diretor de Esporte e Lazer da FGB, Klowsbey Viégas, reforçou a falta de valorização do município ao esporte.“Nosso esporte não tem uma identidade própria e eu queria saber por que nosso esporte é tão humilhado tanto no Estado como em Município”, questionou.