Investimentos na Saerb são anunciados durante Tribuna Popular

por Marcela Jansen publicado 04/10/2023 09h58, última modificação 04/10/2023 09h58

A convite do vereador João Marcos Luz, o secretário de Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, foi ao Tribuna Popular realizado na manhã de terça-feira, 03, pela Câmara de Rio Branco. O gestor aproveitou para anunciar investimentos em obras que devem garantir, até 2024, que a Capital acreana saia dos atuais 2,6% de esgoto tratado para 60%
Enoque Pereira ainda apontou para a necessidade de pagamento da conta de água por parte do consumidor para a garantir de saúde financeira da autarquia. Ele ainda apontou que atualmente o sistema de distribuição de água é um sistema único, o que prejudica a população com interrupções quando existe a necessidade de reparos, sendo que o correto seria a existência de mais sistemas de rede funcionando em paralelo.
“Mais de 50 municípios decretaram situação de emergência. Em plena Amazônia temos cidades sem água, então é uma situação apenas e alertar a população para os cuidados necessários, economizando água, evitando o desperdício”, pediu o gestor.
O vereador agradeceu a ida do presidente da autarquia e comemorou o anúncio de investimentos na rede de abastecimento e nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).
“Temos uma notícia boa do presidente do Saerb, como os 140 milhões e as ETEs voltarão a funcionar. Também cobramos a distribuição de água e o presidente do Saerb já informou que já está em planejamento uma outra rede de distribuição de água. A Câmara Municipal, além aprovar o plano de saneamento básico, queremos que a população receba água tratada em casa”, finalizou João Marcos Luz. (Assessoria João Marcos Luz)