Intérpretes de Libras apresentam reivindicações para melhor atendimento dos surdos e mudos de Rio Branco

por Lumarques — publicado 09/11/2021 19h11, última modificação 09/11/2021 19h11

Atendendo a propositura do vereador Arnaldo Barros (Podemos), o espaço Tribuna Popular na sessão desta terça-feira (09), da Câmara de Rio Branco foi cedido para os profissionais intérpretes de libras, que reivindicaram a convocação de intérpretes em locais públicos.

A Sra. Thais Da Silva Medeiros - Intérprete De Libras Do Estado -  destacou a falta de cumprimento da Lei N° 10.098 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e também pontuou sobre a necessidade dos profissionais em locais públicos.

‘’Nós trazemos uma sugestão ao poder público para que  disponibilizem esses profissionais nos postos de saúde por regional ou em cada local, ou uma criação de uma Central de Libras Municipal, que junto com a Central Estadual possam tentar diminuir essa demanda, que é muito grande”, disse Sra. Thais Da Silva.

Fernando Silva De Oliveira - Intérprete De Libras reivindicou a realização de concurso público, bem como a nomeação do Banco do último certame da Educação, para contratação efetiva dos profissionais da área.

“O concurso público hoje seria uma solução para diminuir o déficit que nós temos nessa questão de acessibilidade para comunidade surda e também quando eu falo de concurso público não só para os interpretes de libras mais também para os surdos que são pessoas capacitadas, formadas, pós-graduadas e que não tem a oportunidade para trabalhar no ambiente público municipal ‘’, destacou Fernando.

Ainda em sua fala Fernando, lamentou a falta de interprete para melhor acessibilidade para a comunidade surda nas redes sociais, em sites públicos, ainda mais em período pandêmico.