Importância da capoeira como esporte de resistência e inclusão é tema de debate na Câmara

por Marcela Jansen publicado 20/06/2023 16h26, última modificação 20/06/2023 16h26

O espaço Tribuna Popular, destinado a debater temas relevantes, foi requerido pelo vereador Francisco Piaba

A convite do vereador Francisco Piaba (União Brasil), representantes da Liga Acreana de Capoeira participaram na manhã desta terça-feira, 20, da Tribuna Popular na Câmara de Rio Branco.

O espaço destinado a debater temas relevantes, teve como objetivo chamar atenção para a importância da capoeira como esporte de resistência e cultura, auxiliando na inclusão social.

Os principais temas debatidos na tribuna foram: apresentação da Diretoria da Liga Acreana de Capoeira e suas realizações; Lei Municipal da Semana da Capoeira em Rio Branco e valorização do profissional da capoeira na Capital acreana.

"Essa é uma luta de resistência, de conduzir crianças e jovens para o caminho do bem! A capoeira é uma luta social, uma luta de classe. Quando vamos para uma roda de capoeira, não vemos só diversão, também observamos uma ação de extrema importância. Agradeço aos capoeiristas por perpetuar essa luta, que faz parte da nossa cultura", destacou a professora e capoeiristas Rúbia Martins.

O presidente da Oseia da Silva Figueiredo, o mestre Caboquinho, agradeceu a iniciativa do vereador Piaba, e falou sobre o trabalho realizado pela Liga.

"Hoje é um dia muito importante. Já são 28 grupos de capoeira no Acre.  Estamos aqui para divulgar as ações que realizamos.

A Liga de Capoeira é uma entidade que desenvolve muitas ações em todo Estado. Pedimos o apoio e ajuda dos parlamentares para continuar desenvolvendo o esporte. Que a Lei que institui a Semana da Capoeira e o Dia Municipal da Capoeira, sancionada desde 2018, sai do papel, para que possamos fomentar mais eventos que evidenciam nossa luta, a nossa cultura, além de valorizar os profissionais da capoeira ", frisou Caboquinho.

O vereador Francisco Piaba ressaltou a importância da arte marcial brasileira. " Fico feliz em ver tanta gente aqui na Câmara, de capoeiristas que realizam um trabalho relevante nas comunidades da nossa cidade, e também em outros municípios do Estado. Sempre apoio ao esporte. Um dos meus projetos foi o da criação da Semana Municipal das Artes Marciais, celebrado sempre no mês de novembro", concluiu o parlamentar. (Assessoria)