Francisco Piaba pontua sobre problemas enfrentados pelos ribeirinhos atingidos pela cheia

por Marcela Jansen publicado 26/03/2024 18h26, última modificação 26/03/2024 18h26

Durante a sessão da Câmara Municipal de Rio Branco, realizada na terça-feira, 26, o vereador Francisco Piaba utilizou seu tempo na tribuna para destacar questões enfrentadas pelas comunidades rurais da região. Piaba iniciou comentando sobre a situação dos ribeirinhos afetados pelas recentes inundações, destacando a falta de assistência governamental e exigindo ação da prefeitura para avaliar os danos e prejuízos enfrentados por eles.

“Eles estão aguardando, todo dia me perguntam quando que vem alguém, então queremos uma resposta da prefeitura para ver quando vão fazer o levantamento dos ribeirinhos que perderam seus produtos.”

Além disso, o vereador fez indicações para as ruas no segundo distrito, especialmente no ramal da Palheira, onde os moradores enfrentam dificuldades para se deslocar devido à falta de manutenção das vias e solicitou melhorias. “Tem ruas ali que a pessoal que mora ali dentro não estão conseguindo sair, então nós pedimos que nosso amigo Zé Assis, responsável por aquelas ruas, mande sua equipe lá para dar uma olhada porque aquele povo está cobrando e estão querendo uma melhoria.”

Piaba também demonstrou preocupação em relação ao ataque em plantações de mandioca na região, alegando que afeta ainda mais os agricultores já prejudicados pelas inundações e pediu para que a prefeitura envie técnicos para dar suporte aos produtores rurais afetados.

E finalizou solicitando ao Secretário de Agricultura, Eracides Caetano, para mobilizar sua equipe e forneça suporte às comunidades rurais afetadas, destacando que tanto os ribeirinhos quanto os produtores na parte alta da cidade estão enfrentando prejuízos.

“Peça para a sua equipe ir lá com seus técnicos para ver e dar um suporte aos produtores rurais, porque é dali que eles tiram produto, os ribeirinhos já tiveram um grande prejuízo que acabou com as roças na beira do rio, mas os da parte alta estão sendo prejudicadas devido a essas lagartas, então nós pedimos que nosso secretário atenda os pedidos daquelas comunidades e desse vereador.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo)