Forneck se posiciona contra o aumento da passagem de ônibus e defende investimentos no transporte

por victor.farias — publicado 10/10/2019 23h53, última modificação 10/10/2019 23h53

O vereador do PT, Rodrigo Forneck, se posicionou contrário ao possível aumento na tarifa de ônibus em Rio Branco. Para o parlamentar, é papel do Legislativo se posicionar contra uma proposta que vai trazer prejuízos para a vida dos riobranquenses.

“Sou radicalmente contra o aumento da passagem de ônibus, porque a população não merece. Já basta os outros aumentos que os riobranquenses têm sofrido, como no caso da energia elétrica”, endossou Rodrigo na tribuna da Câmara, nesta quinta-feira, 10.

Segundo o vereador, o transporte coletivo é essencial para os cidadãos de baixa renda e deve ser tratado como um direito, pois os novos modais não justificam o aumento na passagem, que em sua opinião deveria ter o preço reduzido e não elevado.

“Por se tratar de um direito, temos que radicalizar na prioridade do transporte coletivo. Se eu tenho vários modais nascendo, eu tenho que olhar para todos eles e pensar, ‘o mais pobre anda em qual? ’ A reposta nós sabemos, ele anda de ônibus. Portanto, independente dos novos modelos de transporte, nós, representantes da sociedade, temos que ser radicais na exigência de um transporte coletivo público de qualidade, que tenha uma passagem justa e que caiba no orçamento do cidadão riobranquense”, salientou Forneck.

Ainda na tribuna, o parlamentar anunciou que está trabalhando em um projeto que vai permitir investimentos na melhoria do transporte público, como a ampliação de corredores de ônibus e climatização dos veículos, ao mesmo tempo em que propõe a redução da passagem. “Nosso desafio é não aumentar o preço e melhorar a qualidade do transporte oferecido”, destacou.