Forneck destaca apoio institucional aos blocos de Carnaval e endossa importância do auxílio aos bairros

por victor.farias — publicado 19/02/2019 14h41, última modificação 19/02/2019 14h41

Defensor das pautas de cultura e empreendedorismo na Câmara de Vereadores de Rio Branco, o líder do Partido dos Trabalhadores (PT), Rodrigo Forneck, usou a tribuna nesta terça-feira, 19, para parabenizar a decisão da prefeita Socorro Neri em apoiar os blocos de Carnaval e endossar o pedido de apoio institucional à festa nos bairros.

“A prefeita entendeu a importância de a gente não recuar e não deixar de apoiar a estrutura dos carnavais de Rio Branco. Agora fica o meu pedido à Prefeitura e ao Estado de apoio também à festa nos bairros, e não me refiro a auxílio financeiro, mas, institucional”, observou o vereador.

O formato institucional de Carnaval nos bairros surgiu em 2013, quando Rodrigo Forneck ainda geria a Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB). Além de gerar novos postos de trabalho, à exemplo do Manoel Julião onde a festividade envolve em média 100 empreendedores, o evento nos bairros também contribui com redução dos índices de violência e acidentes no trânsito.

O parlamentar destacou os perigos de se negar apoio às comunidades. “A polícia deve estar presente nos bairros, bem como a RBTrans, bombeiros e demais forças de segurança pública. Pois a festa vai acontecer e, quando o Estado se ausenta, isso ocorre de maneira desorganizada”, salientou Rodrigo Forneck. ”

Sobre a decisão do Estado de cancelar a festividade na capital, o líder do PT é enfático. “Não é justo culpar a Prefeitura por uma decisão política do Estado. Como gestor público, promovi muitos carnavais e sei que a parte mais difícil no processo é o apoio financeiro, que o governo alegava já ter fechado com a iniciativa privada. O local é o de menos, pois eles poderiam transferir o evento para vários outros lugares adequados e que não ocasionassem transtornos e depredação do patrimônio público”, enfatizou.

Ascom Ver. Rodrigo Forneck