Felipe Tchê propõe monitoramento da saúde estudantil na rede municipal de ensino

por Eliamara Moura Pontes Lisboa publicado 04/06/2025 18h18, última modificação 04/06/2025 18h18

 

POR MARCELA JANSEN

Durante a sessão ordinária de quarta-feira, 4, o vereador Felipe Tchê (MDB) destacou importantes ações da Prefeitura de Rio Branco e apresentou um novo projeto de lei voltado à saúde das crianças da rede pública municipal. Em sua fala, o parlamentar reforçou a importância do trabalho realizado pela Defesa Civil, manifestou solidariedade aos profissionais da educação em greve e defendeu a criação de uma política permanente de acompanhamento da saúde estudantil.

Felipe Tchê iniciou sua fala relatando a participação em uma ação realizada nas comunidades Belo Jardim II e III e Catuaba, onde mais de 2.500 pessoas foram beneficiadas com a distribuição de 13 toneladas de alimentos, numa parceria entre a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Agricultura e a Defesa Civil de Rio Branco “Essa iniciativa demonstra que a Defesa Civil não atua apenas em enchentes, mas também em períodos de estiagem, que são igualmente difíceis para a população rural”, ressaltou o vereador, fazendo uma homenagem ao coronel Falcão e toda equipe da Defesa Civil.

O parlamentar também abordou a greve dos trabalhadores da educação, reconhecendo a legitimidade das reivindicações por reajuste do piso, auxílio alimentação e reposição inflacionária. “Como filho de educadora, não poderia deixar de me solidarizar com a luta dos professores. Defendo que o diálogo entre Prefeitura e sindicato seja retomado com urgência, com participação ativa da Comissão de Educação desta Casa”, disse Tchê, citando o vereador Matheus Paiva, presidente da comissão.

Durante o debate, o vereador André Kamai (PT) e o vereador Ayache também se manifestaram sobre o tema. Kamai lamentou a ausência de diálogo da Prefeitura ao longo dos últimos três anos. Já Ayache fez um alerta sobre os riscos da crescente judicialização das pautas políticas e trabalhistas, destacando a necessidade de preservar a autonomia do Legislativo e o direito à livre manifestação dos servidores públicos.

Na parte final de sua fala, Felipe Tchê apresentou o projeto de lei que institui o Programa Municipal de Monitoramento da Saúde Estudantil, voltado à implementação de um calendário fixo de ações nas escolas da rede pública. A proposta prevê parceria com as Unidades Básicas de Saúde para garantir avaliações físicas, psicológicas, auditivas, oftalmológicas, nutricionais e de vacinação, além da criação de um banco de dados para acompanhamento da saúde dos alunos, com respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Essa é uma proposta que nasceu a partir do intercâmbio com vereadores de todo o Brasil, durante o encontro nacional da UVB em São Paulo, e agora queremos trazê-la para a realidade de Rio Branco”,  disse o vereador ao pedir o apoio dos colegas para que o projeto seja votado e aprovado com celeridade.