Fábio Araújo destaca aprovação do PL que reajusta salário dos professores: “compromisso com a categoria”

por Marcela Jansen publicado 17/03/2023 12h40, última modificação 17/03/2023 12h40

“Importante frisar que esses recursos não são federais, são recursos próprios da prefeitura”. A frase é do primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Fábio Araújo ao destacar a aprovação do PL que concede reajuste salarial de quase 15% aos professores da rede municipal de ensino. A matéria foi aprovada por unanimidade na sessão de quinta-feira, 16.

“Quero parabenizar esta Casa Legislativa pelo compromisso e celeridade com a qual apreciou a proposta. Somos um dos poucos municípios que já estão fazendo isso, conceder o aumento sem ainda ter recebido o repasse do governo federal. O mesmo ocorreu com os ACS, o prefeito concedeu o aumento e valorizou a categoria. Ainda espera o repasse do governo federal, mas em nenhum momento recuou em sua palavra”, falou Fábio.

O reajuste a categoria foi anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em janeiro deste ano. A lei do piso salarial dos professores, sancionada em 2008, estabelece que o reajuste deve ser feito anualmente, no mês de janeiro.

Com o aumento, a remuneração do professor que trabalha 40 horas semanais na capital acreana passará de R$ 4.807 para R$ 5.525,32. Aos educadores que possuem carga horária de 25 horas semanais, o valor passará de  R$ 3.004 para R$ 3.453,27.

Para professores da modalidade de nível médio e para o ensino infantil, com carga horária de 40 horas semanais, a remuneração passará para R$ 4.420,55.