"Estou muito animado e acho que tem um campo imenso para a gente produzir" Eduardo Farias.

por Câmara Municipal de Rio Branco publicado 15/02/2017 17h45, última modificação 15/02/2017 17h45

Eduardo Farias PC do B foi eleito com 2,441 votos, confira no portal da Câmara um bate-papo com o parlamentar no qual fala sobre suas propostas para a população riobranquense, e perspectiva nessa nova legislatura. 

 

Câmara Municipal de Rio Branco - Conte um pouco sobre sua trajetória de vida e política?

Eduardo Farias - Sou acreano, de Rio Branco, minha trajetória de vida é humilde, não vim de uma família tradicional, sempre fui em busca de meus sonhos, um deles era a medicina, na época não tinha o curso aqui no estado, por isso, fiquei fora durante dez anos, até me forma, me especializar e assim retorna a cidade. Me formei em medicina na Universidade Federal do Amazonas, lá mesmo na faculdade comecei a fazer movimento estudantil, então eu participava de movimentos, quando eu entrei na faculdade ainda era no período ditatorial então ainda lutamos um pouco pela redemocratização do Brasil, nas "Diretas Já" solicitando o fim da ditadura, esse movimento foi muito rico no Brasil na época de resistência a ditadura e da redemocratização, logo depois eu me filiei ao Partido Comunista do Brasil PC do B e lá agente fazia também essa militância. Eu participei como presidente do centro acadêmico de medicina, participei do diretório central dos estudantes da federal do Amazonas, fui há vários congressos de estudantes. Quando eu me formei, tive que dar um tempo nos movimentos pois fui fazer uma especialização, ao término retornei para Rio Branco. Em 1994, já se fazia um ano e oito meses que eu estava de volta, eu fui convidado a ser candidato a vice-governador na chapa da frente popular, em 96 fui candidato a vereador, em 1998 eu candidato a deputado estadual. No ano de 2004 eu fui convidado a ser o vice-prefeito na chapa da frente popular, em 2010 eu sai para deputado estadual, e agora em 2016 saímos para vereador. 

 

 

Câmara Municipal de Rio Branco - Conte um pouco como foi o seu trabalho de campanha. Foi um desafio?

Eduardo Farias - Na verdade não estava no meu horizonte político a ser candidato a vereador, pelo fato de que estava disposto a me dedicar mais a minha profissão que é a medicina. E aí foi quando recebi o convite de sair a vereador pelo meu partido, topei o desafio, ter o apoio do seu partido da família, dos amigos e muito importante acredito que esse tenha sido um diferencial muito grande que favoreceu para o resultado. Sabemos que diante do cenário político atual as pessoas buscam por inovações dentro desta categoria, mas, ao mesmo tempo elas querem segurança e por isso apostam também em pessoas que ele conhecem, confiam, e nesse sentindo acho que beneficiei pelas pessoas que me conhecem, sabem da minha trajetória e do meu caráter. 

 

Câmara Municipal de Rio Branco - O senhor foi eleito  com 2,441 votos, como pretende trabalhar para atender as demandas da população riobranquense? 

Eduardo Farias - Estou com boa idéias que discuti na campanha, com o convite que o prefeito me fez para liderar o governo na Câmara, isso vai sem dúvidas tomar um pouco do tempo, então não será somente o meu mandato, então terei que me organizar nesses dois pontos, tempo para conversar, para ouvir a pauta, tempo para articulação, tempo para cuidar das coisas das pautas que o governo mandar para Câmara, então isso demanda tempo e muita dedicação e uma certa articulação para que as coisas possa sair bem. Mas, eu pretendo trabalhar com projetos como foi no meu mandato de deputado estadual, fui considerado o deputado mais produtivo da legislatura passada que eu participei, então eu quero produzir. Estamos trabalhando a idéia a "Farmácia 24h" vai ser uma indicação para que as pessoas que sejam atendidas nas UPAs no Pronto Socorro pela madrugada, hoje não tem nenhum lugar para pegar medicamentos, sempre tem que esperar o dia seguinte ou terminar o feriado caso seja um final de semana. A idéia é que se tenha uma farmácia pública aberta 24h, quero trabalhar também a questão da "Coleta Seletiva do Lixo", idéias que seja, compensatória para que o cidadão veja como vantagem para eles. Também iremos trabalhar uma lei que criei quando ainda eu deputado estadual, "Cartão Verde", na qual beneficia o trabalhador Rural, com prioridade no atendimento nas unidades de saúde, quero trabalhar esse âmbito para que tanto no município quanto no estado possamos regulamentar, essas seriam as minhas idéias principais que venho trabalhando.  

 

Câmara Municipal de Rio Branco - Qual será sua maior defesa dentro da Câmara Municipal de Rio Branco? Existe alguma categoria específica?

Eduardo Farias - A minha vida inteira trabalho na categoria voltada para saúde, quero muito pode estar próximo da secretaria de saúde com idéias, indicações, para trabalhar um pouco mais essa questão em que considero a principal que é o acesso de serviço de saúde. O acesso ao serviço de saúde é que é o grande problema então, vamos trabalhar com propostas para facilitar esse acesso, a prefeitura já vem trabalhando muita coisa boa, inclusive temos o aplicativo onde de casa mesmo a pessoa pode marcar sua consulta, tudo isso facilita muito, então quero e irei me dedicar para a melhoria do atendimento a saúde, o outro ponto e o trabalhador rural, quero me dedicar nas indicações, acompanhamento dos ramais, principalmente das produções, na área da agricultura familiar, são áreas que irei continuar atuando. 

 

Câmara Municipal de Rio Branco - Como o senhor avalia o cenário político estadual e nacional?

Eduardo Farias - Acredito que nos estamos numa das crises mais profundas que o Brasil já teve no campo de vista político de toda sua história, se você observar as crises que tivemos na "Era Vargas" que terminou até com o suicídio de presidente, se você for olhar a crise de 64, que combinou com o início da ditadura a mesma crise da redemocratização. Quando você olha para essa crise, temos dentro dela, três crises sobrepostas, uma econômica muito severa, uma institucional, porque você vê o judiciário hipertrofiado, um executivo acuado no sentido que foi pego com corrupção, com uma série de dificuldades de governabilidades públicas e você tem um legislativo completamente acuado, você tem a cassação de um presidente da Câmara, você tem um presidente do senado acuado e quase cassado, então você tem uma crise institucional muito grade e grave na qual você nunca teve na história do Brasil, como também a crise, ética e moral as pessoas não acreditam mais na política, nos governantes, as pessoas têm dúvidas para onde vai seu imposto, sempre há aquele olhar de que tem algo errado, isso é muito grave, a democracia é exatamente o modelo representativo que o Brasil têm hoje. Mesmo vereador de uma capital pequena como é Rio Branco é preciso ter muito cuidado com os princípios ético, com que fazemos, exemplo, para podermos resgatar novamente o gosto das pessoas pela política e acima de tudo a confiança pela mesma. Então acho que a crise econômica com algumas medidas a gente consegue superar, a crise institucional vai ter que se equilibrar porque não dá para você ter um poder sobrepondo outro. O equilíbrio democrático e republicano que o Brasil coloca é exatamente aquele entre os poderes então não se pode ter interferências profunda de um poder sobre o outro, tem que ter o equilíbrio, e que vimos nos últimos tempos foi até um certo exagero , eu diria que passou dos limites, poderes entrando no outro, isso precisa ser reequilibrado, mas para mim a principal crise é a ética moral. Nós nessa legislatura temos um papel muito importante no que diz respeito a Rio Branco, como iremos nos portar e passar para as pessoas, seriedade, então redobrado cuidado com tudo que será feito, essa minha visão é a nível nacional, estadual e até mesmo municipal, nos precisamos ter a política como um todo, o exemplo parlamentar no resgate dessa crise, onde a considero a mais importante da história republicana do Brasil.


Câmara Municipal de Rio Branco - Em uma mensagem final o que a população pode esperar do vereador Eduardo Farias durante esses quatro anos de mandato?

Eduardo Farias - Muito trabalho, estou muito animando e empolgado, estou querendo fazer um bom trabalho, estou feliz pelo convite do prefeito a liderar o governo, para mim será uma grande honra, acima de tudo quero me manter como sempre coloquei, com muita seriedade na política, a forma séria que iremos trabalhar, olha para a cidade, tenho percebido que o vereador tem um campo de atuação muito maior do que a do deputado, porque lidamos com serviços de transporte, saúde, educacional, com a vida da cidade, a coleta do lixo, o abastecimento de água, com a estrutura da cidade, as vias, as ruas, a ocupação do espaço urbano, todo o vereador tem que olhar, fiscalizar, tem como propor idéias, então eu estou muito animado e acho que tem um campo imenso para a gente produzir, e eu posso dizer para a população que com certeza vamos produzir muito. 

 

Texto: Juliana Queiroz / Asscom - CMRB

Fotos: Victor Augusto