Em Tribuna Popular, Câmara debate sobre pessoas em situação de rua

por Marcela Jansen publicado 12/09/2023 16h48, última modificação 12/09/2023 16h48

Atendendo a requerimento do senhor José Janes Gomes da Silva, vulgo Peteca, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na terça-feira, 12, uma Tribuna Popular no qual debateu sobre as pessoas em situação de Rua na capital acreana. O requerente integra o Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua do Acre.

Na ocasião, o parlamento recebeu ainda os senhores Rudson Nunes, Daniel Segundo e André Vitor, todos do Comitê Estadual do Movimento de Pessoas em Situação de Rua.

Janes destacou a reunião ocorrida com o ministro dos Direitos Humanos, onde debate-se sobre o tema em questão. "É uma problemática em todo Brasil e precisa ser resolvida. Se o governo federal não mandar esse recurso não vai adiantar nada e esse número só vai aumentar", disse ao pontuar ainda que o trabalho desenvolvido pelo movimento ajuda o governo e prefeitura. "Hoje, cerca de 600 pessoas encontram-se em situação de rua. É muita gente, portanto, então o governo federal precisa se alinhar com o estadual.

E acrescentiu: "essas pessoas querem dignidade, um emprego, renda, trabalho e moradia. Nem todos são bandidos, precisamos separar o joio do trigo. Algumas pessoas estão na rua, mas tem seu trabalho, como é o caso da dona Maria que está no Terminal Urbano vendendo jujuba. A casa dela foi tomada pela alagação e mora de aluguel e vive em situação de rua e todo mundo pensa que essas pessoas usam drogas.

Janes reforça a importância do trabalho em conjunto entre governo e prefeitura. "Se o governo não fizer a parte dele não vai adiantar. A Prefeitura de Rio Branco tem feito seu papel mais do que o Estado", disse ao lembrar que o município distribui café da manhã, além de possuir um abrigo.

"Lá eles podem almoçar, jantar, dormir, mas capacidade é do máximo 30 pessoas. Temos muito o que avançar e para isso ocorrer precisamos ampliar esse debate. Se não tivermos ajuda do governo federal, estadual e a prefeitura, sairemos de 600 pessoas em situação de rua para 1.500, por que todos os dias cresce", disse.

Representando o comitê Estadual do Movimento de Pessoas em Situação de Rua, Daniel Segundo, disse: "precisamos, de fato e de direito, de políticas públicas voltadas a todos as áreas que tratam sobre pessoas, especialmente as que vivem em situações de rua. Essas pessoas também são dignas, portanto, debatemos o auxílio do Estado, no sentido de elaborar mais políticas públicas voltadas as pessoas em situação de rua.