Em Tribuna Popular, Câmara debate o projeto Ramais da Dignidade

por Marcela Jansen publicado 06/09/2023 17h38, última modificação 06/09/2023 17h38

 

A Câmara Municipal de Rio Branco realizou na quarta-feira, 6, uma Tribuna Popular no qual debateu sobre o projeto da prefeitura Ramais da Dignidade. Na ocasião, o a Casa Legislativa recebeu o senhor Raimundo Souza da Silva, o presidente do Sindicato dos Extrativistas, Josimar Ferreira, e a secretária geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT - Acre), Lisiane de Araújo.

Raimundo pontuou a atual gestão não busca uma parceria com os moradores da Zona Rural. Frisou ainda que a cada inverno a comunidade revive os problemas. "Nunca fomos ouvidos, disse ele ao questionar ainda a execução do cronograma de ações nos ramais pelo Executivo Municipal.

"Temos certeza que a prefeitura não vai ser cumprir o cronograma nos ramais. Primeiro disseram que fariam 2.500km de ramal, depois caiu para 1.500km, e no final não executaram nem 600km. Denunciamos a secretaria, pois vimos a incompetência daquelas pessoas para o setor, a primeira coisa que fizeram depois disso foi afastar o sindicato devido seus interesses próprios", frisou Souza ao cobrar um posicionamento dos vereadores.

"A vereadora Elzinha denunciou a secretaria, o vereador Fábio Araújo também denunciou, mas muitos vereadores não tomaram isso como uma prioridade. Era para ter chamado o prefeito e cobrado providências em relação a esses diretores. Ninguém se importou e a verdade chegou, pois a maioria deles acabou sendo exonerada dos cargos".

Segundo Raimundo, a troca da equipe proporcionou algumas ações nos ramais, mas não tem agradado a comunidade. Ele cita que foi encaminhado três Patrol para o Barro Alto, porém, no momento encontram-se paradas. "Semana passada eu passei no km 4 do Barro Alto e a três Patrol encaminhadas pela prefeitura estavam paradas. Achei que poderia ser alguma coisa relacionada a Diesel, mas três dias depois passei novamente lá e elas continuavam paradas. Ou seja, passaram uma semana arrumando uma ladeira", disse.

Souza pediu ao líder do prefeito, vereador João Marcos Luz, a criação de uma comissão para visitar os trechos do Barro Alto e verificar as necessidades do local. "Já cansamos de cobrar, os encarregados da prefeitura não conversam com a comunidade, eles só conversam com uma pessoa que acham que representam todo mundo e não representa", destacou.

Josimar Ferreira, por sua vez, relembrou a audiência pública realizada na Câmara Municipal no qual debateu também o projeto Ramais da Dignidade. "Dia cinco de maio nós estivemos aqui nessa casa em uma audiência pública onde tratamos de várias questões referentes a Seagro e, hoje, quatro meses depois nós estamos aqui retornando com os mesmos questionamentos, disse.

E acrescentou: "o inverno se aproxima e o verão dando adeus e a secretaria até então não nos deu uma resposta. Esse programa Ramais da Dignidade para nós que moramos na zona rural é uma tragédia muito grande. Em pleno verão as pessoas enfermas tendo que ser carregadas em redes devido não ter como entrar carro nos ramais. Falta muito coisa para nós, falta educação, saúde, trafegabilidade, falta a prefeitura ter carinho com as pessoas que moram na zona rural".

Ferreira frisou ainda que as obras já realizadas não possuem qualidade e precisam ser refeitas. "Tem ramais que já foram feitos e precisam ser refeitos. Teve um o bueiro a água já levou, tem ponte que estão intrafegáveis e a prefeitura, a Seagro não faz nada (...) o povo da zona rural se encontra em pleno abandono e isso é uma situação preocupante".

O presidente do Sindicato dos Extrativistas também mencionou o programa Produzir Para Empregar e lamentou a falta de execução da proposta. "Um projeto bom e que se tivesse saído do papel teria sido muito importante para os produtores. A gestão da Seagro é incompetente para administrar os projetos", finalizou.

 Lisiane cobrou a prefeitura o cronograma de execuções nos ramais. "Peço ao líder do prefeito nesta Casa, o vereador João Marcos Luz que nos apresente quais ramais já receberam melhorias, quais ainda falta, o que está sendo feito. Peço ainda que esta Casa tenha consciência de que é preciso trazer o representante da Seagro aqui para dar explicações. Nenhum ofício aqui é aprovado quando se trata de fazer essa convocação e não entendo porque. Vocês representam a população e não os secretários", disse.

O que os vereadores falaram:

"Mais uma vez estamos sendo cobrados pelos moradores da zona rural quanto as ações da prefeitura. É preciso que alguém explique onde estão os R$ 58 milhões de recurso da Seagro para a execução da recuperação e mecanização dos ramais. O prefeito Tião Bocalom afirmou já ter feito esse ano cerca de 3.200 hectares de mecanização em áreas rurais. Quero saber onde está esse relatório, pois, não achei nem um terço desses hectares", disse o vereador Fábio Araújo.

"Uma discussão importante para esclarecer as coisas. Dos 1.500Km ramais, um desafio diga-se de passagem, já foram trabalhados 600km. Na próxima semana estaremos disponibilizando os relatórios da ações ocorridas nos ramais. Estamos a disposição para esclarecimentos, disse o vereador João Marcos Luz.

"Estamos diante de um parlamento nobre e que tem agido e trabalhado em função da população. Para se ter uma ideia, somente em 2022 tivemos mais de seis mil indicações de melhorias no bairros da Capital. Nosso comprometimento também alcança a zona rural", disse o vereador Arnaldo Barros.

"Já estamos há meses falando sobre a mesma coisa. O encaminhamento tirado na audiência pública realizada aqui nesta Casa não teve retorno até hoje (...) não tem ramal feito, traçaram uma meta, mas ela não está sendo cumprida. Ontem o prefeito disse, em entrevista, que não trabalha sobre pressão e que te planejamento, que planejamento é esse que não traz dignidade para as pessoas. Os ramais estão sem trafegabilidade", disse a vereadora Elzinha Mendonça.

"Aqui nesta Casa tem representante do povo, portanto, é preciso ter respeito com os parlamentares (...) todo vereador aqui trabalha em função dos ramais, faz indicações de melhorias nos ramais, portanto, estamos cumprindo o nosso papel, inclusive, de fiscalização. As denúncias são feitas, mas não temos poder para tirar ninguém do cargo, pois o chefe supremo é o prefeito Tião Bocalom. A prefeitura ou qualquer outro órgão ode não estar fazendo nada, mas esta Casa está trabalhando em função de vocês sim", disse o vereador Cap. N. Lima.

"Já está chegando o tempo de plantar e estou vendo a hora o produtor ficar sem a mecanização. Portanto, peço agilidade, pois o produtor precisa plantar. Quanto aos ramais, apesar de ainda ter muito a ser feito, também temos alguns ações realizadas. Vamos juntos buscar mais recursos e cobrar as ações da prefeitura", disse o vereador Francisco Piaba.