Em audiência pública, vereadores debatem fortalecimento da construção civil na Capital

por Marcela Jansen publicado 03/07/2023 15h24, última modificação 03/07/2023 15h24

A Câmara Municipal de Rio Branco, atendendo a requerimento do vereador Joaquim Florêncio (PDT), realizou na segunda-feira, 3, uma audiência pública no qual debateu as regras de licitação e a importância do fortalecimento das empresas locais de construção civil da capital acreana.

Na oportunidade, o vereador Joaquim Florêncio pontuou sobre a relevância da área na geração de emprego e renda e, consequentemente, o desenvolvimento econômico do município.

“Precisamos ampliar esse debate, pois estamos falando sobre um dos setores que mais gera emprego e renda em nossa cidade, nosso Estado. Eles pedem a criação de um projeto de lei que torne justa a participação e concorrência das empresas locais, a fim de garantir a continuidade da geração de emprego e o aumento do desenvolvimento da Capital”, falou Florêncio.

O primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara, vereador Fábio Araújo destacou tratar-se de um tema importante, pois atinge 50% da população acreana que, segundo ele, vive em extrema pobreza.

“50% população do Estado do Acre, hoje, vive em situação de pobreza, melhor dizendo sobrevive com um salário mínimo. E vocês aqui presentes são os maiores empregadores dessa classe”, disse o vereador ao lamentar a ausência de representantes de secretarias municipais relacionadas ao tema debatido. “Infelizmente, não temos aqui os representantes das secretarias relevantes ao debate”.

Fábio frisou que apesar do anúncio de recursos pela prefeitura, não tem-se visto na Capital nenhuma obra. “O prefeito anunciou R$ 280 milhões em obras e se fizeram 10% delas foi muito. O que temos visto é morador reclamando que não tem esgoto, não tem rua pavimentada, não tem creche. Aprovamos aqui um PLC no valor de R$ 30 milhões para recuperar as ruas de Rio Branco e não vi nenhum procedimento de contratação dessas empresas. Vocês estão ficando aqui isolados porque a licitações que abrem do governo do Estado, vocês não conseguem participar de tanta norma que estão inventando”, falou.

A Casa Legislativa recebeu o presidente da Associação das Empresas Construtoras do Estado do Acre (ACRECON), José Ailton; o membro do conselho deliberativo da Acrecon, Eder Fidelis; o representante da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), Valdenir Cardoso, dentre outras pessoas.

“O setor da construção civil é o propulsor de nossa economia e tem se tornado cada dia mais importante para o desenvolvimento do município, Estado e país. Estamos aqui para pedir o apoio dos vereadores para fortalecermos as ações em favor do setor, pois assim continuará a geração de emprego em nossa cidade”, falou José Ailton, presidente da ACRECON.

O membro do conselho deliberativo da Acrecon, Eder Fidelis, pediu apoio no fortalecimento do setor. “Ajudem-nos a alavancar um setor que é tão importante para o nosso Acre. Nós viemos pedir humildemente para que vocês, junto conosco, possamos fazer políticas públicas para aquecer esse setor que é tão importante”.

O representante da Seplan, Valdenir Cardoso, destacou que desde o ano de 2021 a prefeitura vem debatendo a necessidade de desburocratização a fim de dar celeridade a execução de obras no município, o que se concretizou com a publicação da nova Lei de Licitações recentemente. “A prefeitura tem trabalhado para fortalecer esse setor, pois entende que através desta área podemos gerar emprego e renda e, consequentemente, fortalecer a economia de nossa cidade”, frisou.