Em audiência pública, vereadora Lene Petecão (PSD) cobra ações mais efetivas para a causa animal

por Lumarques — publicado 24/02/2021 15h29, última modificação 24/02/2021 15h29

Sob a presidência da vereadora Lene Petecão (PSD) e secretariada pelo vereador Emerson Jarude (MDB), a Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira (24), audiência pública virtual para debater a criação de abrigo para cães e gatos durante a alagação bem como, outros temas relacionados à causa animal.

A vereadora, autora do requerimento, fez as considerações iniciais ressaltando sua preocupação com a situação dos animais, relatando recente visita ao parque de exposição, onde estão os desabrigados pela cheia, e lamentou a situação precária das instalações do Centro de Zoonose, chamando a atenção do poder público para que seja feita uma reforma no prédio. Ainda em sua fala, Lene Petecão destacou que é necessária a criação de políticas públicas mais visíveis, pois a demanda é muito grande e fez questionamentos sobre o comprometimento com ações da zoonose.

O vereador, Jarude reiterou sua defesa da bandeira animal e colocou-se à disposição das questões tratadas em audiência pública, afirmou que vem trabalhando com a possibilidade de uma parceria para destinar a emenda parlamentar deste ano para a causa animal.

Sobre os questionamentos da construção dos abrigos, a Coordenadora do Departamento de Controle de Zoonoses, Dra. Ângela Maria, informou que para este momento a SEINFRA já construiu 15 box para abrigar os animais em situação da enchente, 02 camionetes foram cedidas pela secretaria de saúde para realizar o resgate e transporte dos animais, e que além da alimentação, água e vacinas, o departamento também dispõe de plantonistas 24h “ estamos com uma equipe treinada para fazer a contenção dos animais, mas é necessário a colaboração da população, eles se sentem inseguros para entregar os animais e os mesmos não podem permanecer no parque, pois temos que evitar a proliferação de doenças como a leptospirose”

No final  da audiência, a coordenadora encaminhou para apreciação dos vereadores, o Plano de Ação para Profilaxia da Leptospirose após Enchentes; Apresentação do plano de trabalho do Departamento de Controle de Zoonoses; Plano de Ação “Extraordinário” / 2021.

Participaram da audiência os vereadores Fábio Araújo e Joaquim Florêncio, ambos do PDT, Francisco Piaba (DEM), Hildegard Pascoal (PSL), Ismael Machado (PSDB) e Samir Bestene (PP).