Em alusão ao Outubro Rosa, Câmara debate sobre prevenção do câncer de mama e colo do útero

por Lumarques — publicado 07/10/2021 20h29, última modificação 07/10/2021 20h29

Em alusão ao Outubro Rosa onde são realizadas campanhas ao combate e prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, nesta quinta-feira (07) a Câmara de Rio Branco recebeu no espaço Tribuna Popular, a Sra. Ana Maria – Gerente do Hospital de Amor, Sra. Sheila Andrade Vieira – Secretária Municipal de Saúde e a Sra. Rosangela Moreno - Diretora de Gestão da SEMSA.

Sra. Ana Maria – Gerente do Hospital de Amor, falou do papel realizado pelo hospital para a população e destacou a realização de exames especializados e a facilidade do atendimento.

“Então a cada mulher que realiza a mamografia e descobrimos o câncer, damos a ela 90% de chance de cura. É por isso que o Hospital do Amor está aqui em Rio Branco, somos um centro de diagnóstico, a mulher entra sem precisar de encaminhamento, chega e é atendida para fazer seu PCCU e sua mamografia”, disse Sra Ana.

Ainda em sua fala, a gestora informou que o hospital também realiza atendimento na prevenção do câncer de pele e de boca, e mamografia masculina, que apesar de raro, o câncer de mama também acomete homens.

Sra. Sheila Andrade Vieira – Secretária Municipal de Saúde, enfatizou a importância do diagnóstico precoce, e informou que durante o todo o mês de outubro, a secretaria municipal de saúde estará realizando palestras nas unidades de referência com objetivo de esclarecer dúvidas e dar encaminhamento para as mulheres.

Na ocasião, a gestora aproveitou a oportunidade para tratar sobre as ações da pasta em relação à vacinação contra a COVID-19 e fez o convite para a população para o mutirão que será realizado dia 09 de outubro nos postos de saúde da capital, e também pontuou sobre o agendamento de consulta e de exames que já estão sendo feitas por telefone.

A proponente da Tribuna, vereadora Lene Petecão (PSD), apresentou uma emenda para o Cad Imagem localizado no Bairro 15, para aquisição de aparelhos com intuito de dar agilidade aos resultados, também destinou uma parte de sua emenda parlamentar no valor de R$ 10 mil, para o Hospital do Amor.

Ao final, a vereadora apresentou requerimento para moção de aplausos para o Hospital do Amor e para a Secretária de Saúde - Sheila Andrade Vieira.

O presidente da Câmara N.Lima, explanou a importância de se debater o assunto para ajudar a esclarecer a população de Rio Branco, e se coloco à disposição do Hospital do Amor uma emenda parlamentar no valor de 40 mil para ajudar o hospital.