Em alusão ao dia Nacional da Luta Antimanicomial, Câmara debate importância do trabalho realizado pelo CAPS Samaúma de Rio Branco

por Lumarques — publicado 26/05/2022 15h10, última modificação 26/05/2022 16h39

Em alusão ao dia Nacional da Luta Antimanicomial, que é comemorado no dia 18 de Maio, o espaço Tribuna Popular desta quinta-feira (26), recebeu Sra. Emelym Daniela – Coordenadora Do Centro De Atenção Psicossocial - CAPS Samaúma, Yara Bardales – Presidente Da Cooperativa Ciranda Samaúmae a Sra. Analdemira Moreira – Coordenadora da Rede Atenção Psicossocial de Rio Branco.

A Coordenadora do CAPS, Emelym Daniela, explanou sobre a funcionalidade dos atendimentos na unidade e rebateu as denúncias de “curandeirismo” e afirmou que o Centro trabalha com uma equipe multifuncional com médicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais e farmacêuticos, porém, lamentou a falta de incentivo e capacitação por parte do poder público para aprimoramento de técnicas para cuidados com os pacientes.

‘’Essa história de “curandeirismo” não existe, em alguns casos a gente trata o paciente sem o uso medicamentoso e não é curandeirismo, nós usamos técnicas comprovadas, ética, afeto e ciência. Nós do CAPS estudamos muitos e muitas vezes pagamos do nosso bolso os cursos que fazemos, seria muito bom se o poder público investisse, pois a demanda é muito grande e com certeza com mais qualificação e em estrutura física conseguiríamos atender com mais eficiência e em maior número”, disse.

Yara Bardales – Presidente Da Cooperativa Ciranda Samaúma e usuária do CAPS II Samauma, destacou a importância do tratamento realizado por eles em sua vida.

‘’O CAPS me trouxe esperança, me fez acreditar que era possível um recomeço, o CAPS é um lugar de acolhimento onde esse é o maior diferencial. Hoje depois de 3 anos no serviço eu digo que o CAPS mudou a minha vida, sou empreendedora, faço faculdade de artes visuais e sou presidente da primeira Cooperativa de Saúde Mental do Acre a Cooperativa Ciranda Samaúma, que surgiu no CAPS no mês da luta antimanicomial’’, disse Yara.

A autora da propositura, vereadora Lene Petecão (PSD), destacou Projetos de Lei de sua autoria relacionados à saúde mental, enalteceu a importância do tema e apresentou uma Moção de Aplauso as representantes que participaram da Tribuna Popular.

"Muito se discute sobre a saúde mental, já visitei por diversas vezes a instituição e sempre tenho colocado nesta casa a minha preocupação em contribuir para o debate e apresentar políticas públicas de alcance e tenho levado sugestões ao executivo,  temos aprovado o Projeto de Lei de minha autoria que institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate a Depressão no município de Rio Branco, um projeto que surgiu depois de muitas idas a unidade e ver a necessidade de quem precisa do serviço”, disse a vereadora.