Em alusão ao dia nacional da Consciência Negra, Câmara debate a luta contra o racismo e a igualdade para todas as pessoas

por Lumarques — publicado 23/11/2022 16h30, última modificação 23/11/2022 16h30

Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20 de novembro, o espaço Tribuna Popular desta quarta-feira (23) recebeu Sra. Marfisa Galvão – vice-prefeita e Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Sr. Jota Conceição – Gerente do Departamento de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR, Sra. Rila Feres – diretora de Direitos Humanos e a Sra. Mineia Spoltore – Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - COMPIR. O autor do requerimento, o vereador Raimundo Castro (PSDB) debateu junto aos convidados a luta contra o racismo e a igualdade para todas as pessoas.

Jota Conceição – Gerente do Departamento de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR defendeu políticas de garantia do direito à igualdade e isonomia, previstos constitucionalmente e pediu apoio ao parlamento mirim, através da aprovação de projetos que promovam a garantia da dignidade das pessoas.

‘’Nós não temos medidos esforços para que Rio Branco possa avançar nas preceptivas da valorização da dignidade da pessoa humana e eu conclamo aqui aos nobres vereadores, todos os projetos que chegarem a essa casa que vai a preceptiva de promover e garantir a dignidade da pessoa humana que aprovem porque vocês representam as aspirações diversas de todas as pessoas desse município não importa sua sigla partidária.”

A Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) Mineia Spoltore cobrou do poder público o cumprimento das Leis, em vigor no Município, favoráveis ao fomento da igualdade.

‘’A gente sente falta dessa questão esta inserida no plano de trabalho de vários políticos que estão representando a população, nós gostaríamos de ver a questão da igualdade racial como também ao que seja da luta de cada um de vocês que seja inserida, nós temos parlamentares que são pessoas negras, estamos aqui enquanto Conselho Municipal disposto a colaborar com trabalho de cada um, que se disponha a trabalhar a essa questão e a propor emendas’’

A vice-prefeita e Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – Marfiza Galvão enalteceu as ações da equipe de Assistência do Município voltadas à área em pauta.

‘’Acredito que uma sociedade feliz é uma sociedade que tem seus direitos garantidos, a gente sabe que é uma luta todos os dias de poder garantir os direitos das pessoas que mais necessitam, eu vejo aqui nas pessoas dos vereadores a luta a persistência de estar levantando essas bandeiras e fazendo com que realmente esses benefícios essas atividades promocionais cheguem naquela população que mais necessitam.”

Autor da propositura, o vereador Raimundo Castro (PSDB), parabenizou o trabalho realizado pelo executivo junto a SASDH, o Departamento de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR e aos Direitos Humanos de Rio Branco, destacou a importância de debater esse assunto para a população.