Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, Tribuna Popular recebe representantes da APAE de Rio Branco

por Lumarques — publicado 24/03/2022 15h37, última modificação 24/03/2022 15h37

Em alusão ao Dia Internacional Da Síndrome De Down, celebrado dia 21 De Março, o espaço Tribuna Popular desta quinta-feira (22), foi cedido para a Sra. Cecília Garcia Lima – Presidente Da Associação De Pais E Amigos Dos Excepcionais (APAE) de Rio Branco e a Sra. Adilene Jucar funcionaria da APAE, para debater a importância do trabalho realizado pela instituição.

Cecília Garcia Lima – Presidente Da Associação De Pais E Amigos Dos Excepcionais (APAE) de Rio Branco, destacou o papel importante que a instituição oferece para as pessoas com síndrome de down, com atendimento tanto em Rio Branco como em outros municípios, clínica de fisioterapia como uma das mais modernas no Estado e ressaltou que mesmo em momento difícil com a pandemia da Covid-19, a APAE não parou de realizar seus atendimentos.

‘’Nós temos a dificuldade da compreensão do poder público que a APAE que ela precisa ser ajudada, mas que ela estar também para somar não é um favor fazer um convênio prestar um serviço a essa instituição é simplesmente dar a ela condições de atender inúmera de pessoas que não conseguem chegar a um atendimento digno’’

Ainda em sua fala, lamentou a falta de ajuda por parte do poder público e pediu ao parlamento mirim que pudesse através de suas emendas parlamentar destinar uma parte à instituição.

Adilene Jucar funcionaria da APAE e mãe de um filho de 11 anos, cadeirante com paralisia cerebral que é atendido pela instituição, destacou as dificuldades que são enfrentadas no dia a dia, mais com ajuda da APAE ela conseguiu acolhimento e um trabalho.

‘’As dificuldades são muitas, mas a gente espera que melhore e falar da APAE é gratificante demais pois a instituição me fez aceitar meu filho do jeito que ele é, consegui me tornar uma profissional também  como eu pensei que nunca pudesse conseguir, hoje me sinto realizada com o que eu faço  vejo as dificuldade dos colegas e  dos alunos lá e eu creio que eles precisam daquele lugar, eles precisam daquela instituição e a gente vê que a cada dia que passa se torna cada vez mais difícil, mas aquilo lá é o mundinho dele é onde eles se sentem felizes, é lá onde eles se sentem acolhidos’’

O autor da propositura, vereador Francisco Piaba (Democratas), parabenizou pelo trabalho realizado pela APAE e pelo esforço e dedicação das pessoas que trabalham na instituição para poder dar melhor qualidade de vida a essas pessoas que são atendidas e agradeceu aos vereadores que destinaram uma parte de suas emendas  parlamentar para ajudar a instituição.

‘’ A gente vê a dificuldade dessas crianças e o jeito que vocês trabalham com elas, querendo que algum dia tenham uma vida melhor’’