Em alusão ao Dia da Superdotação, Câmara realiza Audiência Pública para debater políticas públicas em prol de alunos com altas habilidades

por Lumarques — publicado 12/08/2022 15h50, última modificação 16/08/2022 10h09

Em alusão ao Dia da Superdotação, que é comemorado no dia 10 de Agosto, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na manhã desta sexta-feira (12) Audiência Pública com objetivo de apresentar a necessidade de execução das políticas públicas, em prol de garantir os direitos dos alunos com altas habilidades/superdotação na área educacional dos educando no município de Rio Branco. Atualmente o trabalho de identificação e avaliação vem sendo realizado pelo Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação-NAAHS Acre.

Um dos convidados para audiência foi o aluno da rede pública de ensino (Instituto São José) Seillor Sanatiel Gonçalves De Moura, aluno identificado com superdotação, relatou sobre suas habilidades e que sempre projetou o aprendizado a novos talentos desde cedo e explanou o papel importante que o (NAAH/S) teve em sua vida.

‘’Apesar de ter característica facilitadoras eu gosto de continuar aprendendo, e eu como superdotado agradeço ao (NAAHS) por um lado,ele me mostrou que eu sou capaz de fazer muito mais, por isso eu ainda quero continuar aprendendo mais e eu vou continuar a estudar e aprender novas coisas’’, disse Seillor Sanatiel.

Elivânia Gonçalves, mãe do Seillor Sanatiel, expôs os desafios impostos pela condição superdotada do filho e também cobrou das autoridades competentes políticas de inclusão do público.

‘’O (NAAHS) me ajudou muito, quando ele foi abraçado pude descansar um pouco, ele tem conhecimento além da idade e pode contribuir muito pra sociedade, então, neste momento quero pedir as autoridades do Estado do Acre, pra olhar com carinho pra esse público, porque muitas vezes, eles se acham alguém estranho porque não são agrupados de maneira correta, atendendo as necessidades deles”.

Bastante emocionada, a vereadora Michelle Melo (PDT) apresentou relato pessoal dos desafios do processo de diagnóstico de seu filho, identificado com altas habilidades e enalteceu o papel educacional e social executado pelos professores do (NAAHS).

‘’Alfabetizar uma criança superdotada não é fácil, você se encontra com uma criança que de fato é extremamente inteligente, mas com dificuldades que você não espera de uma criança inteligente. Quando eu conheci o núcleo de altas habilidades foi como eu tivesse encontrado um grande mundo novo, eles foram incessantes na busca de ajudar o meu filho (...) nunca vi meu filho tão feliz de quando ele vai pro núcleo de altas habilidades, a gente precisa fortalecer esses profissionais e precisamos trazer como poder público, política pública que só vamos mudar o mundo quando soubermos cuidar das nossas pessoas’’, destacou a vereadora.

A Chefe do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação-NAAHS Acre, Geane Lira Machado, agradeceu aos profissionais, parceiros, corpo técnico, alunos, equipe de Governo e à comunidade escolar pela contribuição para o sucesso do Núcleo. Na oportunidade, explanou sobre a implantação do núcleo e apresentou dados do Censo acerca do diagnóstico, distribuição e percentual dos alunos com superdotação no país.

Por fim, o autor do requerimento, vereador Ismael Machado (PSDB) reiterou seu apoio ao (NAAHS), como encaminhamento, reforçou solicitação para o firmamento de parceria entre Estado e Município; isto, através de Indicação para que a (SEME) forneça suporte de material didático e servidor/técnico intermediário do diálogo da Secretaria Municipal de Educação com o (NAAHS).

“Nós precisamos de parceria e contribuição do âmbito municipal principalmente da (SEME), o (NAAHS) precisa de apoio pois hoje é o único núcleo que cuida e dá suporte para as crianças do estado e do nosso município. Apresento juntamente com a vereadora Michelle essa indicação à (SEME) que forneça o devido suporte de material de papelaria e também um servidor público que ele seja designado para ajudar nesse diálogo com o (NAAHS) , isso não pode ser negligenciado”, concluiu.