Elzinha Mendonça reforça atuação da Comissão da Mulher no combate ao assédio em Rio Branco
A vereadora Elzinha Mendonça (PP) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Rio Branco, na sessão de terça-feira, 2, para prestar esclarecimentos sobre as ações da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher diante das denúncias envolvendo a atual superintendência da RBTrans.
Em sua fala, Elzinha ressaltou a importância da luta pela igualdade de gênero e citou a escritora Chimamanda Ngozi Adichie: “a cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se uma humanidade inteira de mulheres não faz parte de nossa cultura, então temos que mudar a nossa cultura.”
A parlamentar informou que a comissão encaminhou um ofício ao Ministério Público, relatando as denúncias recebidas, e que a instituição já emitiu resposta oficial. A Promotoria do Dr. Thales Ferreira expediu recomendação formal ao prefeito de Rio Branco e a outros agentes públicos, determinando a apuração dos fatos e o cumprimento do decreto municipal de março deste ano, que instituiu política de prevenção e enfrentamento ao assédio.
“O Ministério Público foi claro: as providências devem ser comprovadas no prazo de até 15 dias, sob pena de ação judicial. Isso demonstra que o nosso papel enquanto comissão foi cumprido. Não nos calamos diante das denúncias, levamos os fatos às autoridades competentes e agora a sociedade tem uma resposta concreta”, afirmou a vereadora.
Elzinha agradeceu o trabalho coletivo dos membros da comissão e destacou que o encaminhamento foi aprovado por unanimidade nas reuniões em plenário. Ela também solicitou que a mesa diretora distribua cópias do documento do Ministério Público a todos os vereadores.
“A Câmara Municipal está vigilante e comprometida em proteger os direitos das mulheres de nossa cidade. Seguimos firmes na missão de defender a dignidade e os direitos das mulheres, atuando com seriedade, escuta e responsabilidade”, completou.