Elzinha Mendonça quer vigilância armada nas creches e escolas municipais

por Marcela Jansen publicado 18/04/2023 13h36, última modificação 18/04/2023 13h36

A vereadora Elzinha Mendonça apresentou na sessão de terça-feira, 18, um projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade do serviço de vigilância armada nas creches e escolas municipais de Rio Branco.

“O projeto de lei tem a finalidade de garantir a segurança de todos os envolvidos, o que significa o aperfeiçoamento contínuo na busca de meios para a proteção da vida da população, do patrimônio público, prevenindo e combatendo as ações delituosas”, diz trecho da justificativa da proposta.

Segundo o PL, a vigilância deverá ser desempenhada com a presença mínima de dois vigilantes em cada creche e escola municipal, devendo garantir, dessa forma, a segurança e a integridade de estudantes, professores e colaboradores que estejam nas dependências das creches e escolas municipais, bem como do patrimônio presente.

A matéria destaca ainda que para o exercício de vigilante a pessoa deverá ser adequadamente preparada com cursos de formação para o ofício e devidamente regulamentos pela legislação. Fica vedado ainda aos vigilantes o exercício de qualquer outra atividade que não seja a de segurança, enquanto permanecerem de serviço no local.

Reivindicações

Em pronunciamento no grande expediente, a parlamentar apresentou Indicação solicitando a Prefeitura de Rio Branco que realize melhorias na Travessa da Baixada, que fica entre o Bairro Baixada da Colina e Cohab do Bosque. De acordo com Mendonça, o local fica inundado com a ocorrência de chuvas.

“Basta chover 40 ou 60 minutos que já alaga tudo, a rua fica completamente inundada, deixando os moradores alagados”, disse ao mostrar imagens do local durante sua fala. E acrescentou: “o caso é extremamente grave e já ultrapassou o limite do absurdo”.

Na oportunidade, Elzinha relatou que foi ao local a convite da comunidade e que os moradores reclamam da ausência do poder público. “Toda vez que chove é uma tristeza. A Seinfra disse que ia nessa Travessa na segunda-feira, 17, porém, ninguém apareceu. A vida dessas pessoas precisa ser valorizada”, cobrou a vereadora.

Disse mais: “tem dinheiro em caixa, então, vamos gastar o recurso público para arrumar a vida das pessoas, da população de Rio Branco. Faço essa reivindicação contando com o bom senso, sensibilidade e responsabilidade da Prefeitura de Rio Branco. Estou fazendo aqui o meu papel que é de fiscalizar, reivindicar a prefeitura que faça um trabalho necessário para esses moradores que tanto precisam”, finalizou.