Elzinha Mendonça propõe Frente Parlamentar em Defesa das Mães Atípicas e critica veto a projeto sobre autismo

por Eliamara Moura Pontes Lisboa publicado 04/06/2025 18h16, última modificação 04/06/2025 18h16

 

POR MARCELA JANSEN

A vereadora Elzinha Mendonça (PSB) anunciou na quarta-feira, 4, a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Mães Atípicas, Pessoas com Deficiência e Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), durante discurso na tribuna da Câmara Municipal de Rio Branco. O projeto de resolução já foi protocolado e deve ser analisado nas próximas sessões.

“Essa frente nasce do compromisso com famílias que enfrentam, diariamente, a invisibilidade e a falta de políticas públicas adequadas. Mães que muitas vezes se anulam para garantir o básico aos filhos, sem apoio do poder público”, destacou a parlamentar.

A proposta da vereadora tem como objetivo fortalecer ações legislativas e debates em torno da inclusão, diagnóstico, tratamento e garantia de direitos de pessoas com deficiência, especialmente crianças autistas. Elzinha também formalizou o pedido para realização de uma audiência pública sobre autismo, marcada para o dia 20 de junho, com a presença de representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, entidades da sociedade civil e famílias atípicas.

Crítica ao Executivo

Durante o discurso, Elzinha fez duras críticas ao veto integral do prefeito de Rio Branco ao projeto de lei de sua autoria que institui o Censo Municipal de Pessoas com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista. Segundo ela, sem dados oficiais, o município permanece “às cegas” para planejar políticas públicas eficientes.

“O prefeito pode achar que vetando esse projeto atinge a mim, mas, na verdade, atinge diretamente as crianças e famílias que esperam ser vistas. Dados são base para ação. Vetar isso é fechar os olhos para uma realidade que exige urgência”, afirmou.

Projeto “Mãos que Acolhem” será ampliado

Elzinha também anunciou a ampliação do projeto Mãos que Acolhem, desenvolvido pela Associação de Amigos e Pais de Autistas do Acre (AMPAC), com recursos de emenda parlamentar de seu mandato. A partir do final de junho, a associação ofertará serviços de neuropediatria, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e outras especialidades.

“O projeto foi pensado com muito carinho para atender não só as crianças, mas também as mães que acompanham essa rotina intensa de cuidado. Teremos espaços de escuta, autoestima e autocuidado para essas mulheres que são verdadeiras guerreiras”, explicou.

A parlamentar finalizou colocando seu mandato à disposição da pauta e conclamou o apoio dos demais vereadores à frente parlamentar recém-proposta.