Elzinha Mendonça pede criação de protocolo “Não é Não”, em combate a violência contra a mulher

por Marcela Jansen publicado 08/02/2024 16h23, última modificação 08/02/2024 16h23

A vereadora Elzinha Mendonça fez uso da tribuna na Câmara Municipal de Rio Branco, na manhã de quinta-feira, 8, relatando a queda de um morador na Avenida dos Ipês, no Parque do Sábia. Ela relata que o incidente aconteceu devido à quantidade de buracos no local e solicitou uma ação da prefeitura para resolver o problema.

“É uma situação tão complicada que quando eles (moradores) vão passando, tem o prejuízo material, mas corre também o risco de vida, de morte, de cair e causar uma situação mais grave. Então, a prefeitura precisa se manifestar, porque são moradores e eu tenho certeza que os demais vereadores já estiveram no local, já fizeram indicação, então é uma necessidade e direito de cada morador, então a gente pede que a prefeitura possa estar fazendo o seu dever de casa”, disse a parlamentar.

Elzinha também apresentou indicação solicitando que a prefeitura adote protocolos de combate à violência contra a mulher em bares, boates e shows com bebidas alcoólicas, principalmente, durante as festividades de carnaval em espaços públicos e privados.

“O que a gente está indicando é um ponto, um local seguro onde as mulheres, caso venham a sofrer agressão física, agressão de qualquer gênero, possam ser direcionadas a este local e que a prefeitura possa estar providenciando, que ela tenha atendimento tanto psicológico, orientação jurídica e se sinta segura.”

Nesse mesmo sentido, também apresentou um projeto de lei que tem o objetivo de criar um protocolo de “Não é Não” com o intuito de evitar o constrangimento e violência contra a mulher. (Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)