Cheia do Rio Acre: Elzinha Mendonça cobra Plano de Contingência da prefeitura e governo

por Marcela Jansen publicado 07/04/2023 19h12, última modificação 07/04/2023 19h12

“Falta palavras para dizer da situação grave e caótica que Rio Branco tem passado”. A frase é da vereadora é da vereadora Elzinha Mendonça ao destacar o transbordamento dos igarapés e rios no Estado. na oportunidade, a parlamentar lamentou as milhares de famílias desabrigadas e cobrou do poder público um Plano de Contingência.

“Não podemos ignorar a situação que Rio Branco passa há anos. Todo ano tem alagação, embora em proporções diferentes e isso é de conhecimento de todos, inclusive, do poder público. Portanto, Estado e Município precisam estar preparados para pelo menos minimizar a situação”, disse.

Elzinha citou que a enchente de 2023 foi uma das piores já ocorridas no Acre. “Essa enchente foi uma das piores que Rio Branco e o Estado enfrentou. Uma série de descanso, de atropelo aconteceram. Faltou planejamento”, frisou a vereadora.

Mendonça pontuou ainda sobre as visitas que realizou aos locais que estão recebendo as famílias desabrigadas. Segundo ela, muitos reclamam da falta de estrutura.

“Fui no Parque de Exposição e lá as coisas não estão a mil maravilhas. Conversei com as pessoas alocadas ali e muitos reclamam da desorganização. Visitei as escolas também e a realidade é a mesma. Muitos falaram até que estavam passando fome, estavam desassistidas de médicos, segurança”, falou.

E acrescentou: “de forma geral precisamos, sim, rever muita coisa. Precisamos de um plano de prevenção, pois, o rio todo ano enche em proporções diferenciadas. E quando isso acontece os abrigos precisam estar feitos, precisam ter um planejamento para quando acontecer as pessoas já saberem o que fazer”, finalizou.